Início do conteúdo
O que é a Fisioterapia?

     Fisioterapia é definida como a ciência dos cuidados físicos e da reabilitação, voltada para a funcionalidade de vários sistemas do corpo humano. Segundo a legislação que normatiza as ações do fisioterapeuta, estes, executam métodos e técnicas terapêuticas e recreacionais com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar e prescrever tratamento físico, órteses e próteses, dar diagnóstico cinesiológico-postural, prognóstico, intervenção e alta, dentro da sua característica de assistência.

     As habilidades do fisioterapeuta são executadas pela sua prática em consultórios, clínicas, clubes, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, academias, hospitais, empresas, unidades básicas de saúde, tanto na iniciativa privada como nos serviços públicos.

     O curso de Fisioterapia da UFPel tem sua sede localizada na unidade acadêmica Escola Superior de Educação Física. Esta unidade acadêmica possui muitos projetos de extensão, proporcionando atendimento à comunidade, desde crianças a idosos, com ou sem necessidades especiais, proporcionando a participação do estudante do curso de Fisioterapia nestes projetos. Além disso, o curso deverá desenvolver seus projetos específicos de extensão a partir dos seus docentes.
Ademais, as Intervenções em Saúde, componente curricular do curso de fisioterapia, proporcionam a oportunidade de desenvolvimento de novos projetos de ensino pesquisa e extensão envolvendo os ambulatórios de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, clínica escola, hospitais, e demais instituições conveniadas.

     Desta forma, o curso de Fisioterapia da UFPel, entidade pública inserida no contexto social brasileiro, busca atuação no processo saúde-doença da população, baseada no conceito de saúde constitucionalmente estabelecido. A saúde é entendida como um direito fundamental do ser humano, sendo que os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.