Início do conteúdo

Novo E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina” está disponível com participação da Engenharia Geológica UFPEL!

Informamos que o E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina”, organizado por: Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer, já está disponível para consulta e download por meio do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/221967

“Esta publicação especial do Núcleo RS/SC da Sociedade Brasileira de Geologia integra uma coletânea de capítulos de revisão da Geologia dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo os resultados dos principais grupos de pesquisa que atuam nestes dois estados. Esta obra tem como objetivo fornecer uma visão geral da produção geocientífica recente e vem estender o conhecimento gerado na academia para toda a comunidade geológica. A abordagem integrada dos resultados aqui apresentados constitui uma contribuição inédita em termos de SBG‑RS/SC, e que será de grande utilidade para a comunidade geocientífica brasileira, incluindo pesquisadores, professores e profissionais do mercado, além de estudantes de graduação e de pós‑graduação em geociências.” 

Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer

Destacamos as contribuições do nosso curso em quatro capítulos do livro. O capítulo 5, sobre a Descoberta e Evolução de rochas eclogíticas no RS, tem autoria do professor Viter Magalhães Pinto e coautoria de David Debruyne, atual professor substituto, e da ex-aluna Brenda Fragoso. Os capítulos 1 (Evolução crustal do Escudo Sul-Rio-Grandense sob a perspectiva da Geologia Isotópica), 2 (Revisão atual do Batólito ou Terreno Pelotas) e o capítulo 6 sobre os Ofiolitos do RS, foram desenvolvidos com a coautoria do professor Viter Pinto.

Publicado em 15/07/2021, na categoria Notícias.