INFORMAÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA

Pelotas, 15 de maio de 2020.

Comunidade da Eng. Geológica,

Informamos que após a Reunião Extraordinária feita pelo Colegiado do Curso, com a presença dos demais docentes, e com a participação do DA – DAFPO (Presidente e representante discente), onde foram discutidos os aspectos educacionais e de gestão relacionados a este momento de Pandemia COVID-19, conforme deliberado pelas partes, as disciplinas propostas para serem ofertadas no Calendário Alternativo são as seguintes:

Disciplinas Vagas Professor(es) Pré-requisito(S)
Introdução a Engenharia Geológica 50 Amílcar & Leandro
Introdução ao Uso de Geotermia na Geração de Energia elétrica 30 Amilcar
Programação e processamento de dados geológicos 50 Adelir
Cartografia ambiental 10 Alexandre & Angélica SIG I
Estratigrafia de sequências 15 Camile Estratigrafia
Projetos de engenharia mineral 30 Leandro Economia & Geomatemática II
Inclusões fluidas 15 Ronchi Depósitos minerais
Geotecnia ambiental 15 Paola Geotecnia e Sondagens
Introdução a Hidrogeologia 15 Marquezan
Geologia do Rio Grande do Sul 15 Viter Geoquímica

Como pode ser observado, o Curso disponibilizou 10 (dez) disciplinas para atender todos os alunos dos diversos semestres, conforme os pré-requisitos indicados, e todas de caráter optativo, conforme o PCC do Curso. Exceção à disciplina de 15000113 – Introdução à Engenharia Geológica para os ingressantes.

Destacamos que as disciplinas serão cadastradas como optativas, em princípio no código 15000177 – Tópicos Especiais em Engenharia Geológica, com turmas distintas de T1 à Tn, conforme procedimento a ser realizado pelo CRA.

A lista apresentada já foi submetida a Câmara de Ensino do CENG, e informada para o CENG na data de hoje, conforme calendário estipulado pela gestão acadêmica.

As matrículas de 2020-1, conforme informação recebida da gestão da UFPel, através do COCEPE e PRE deverão ser canceladas, portando não existindo no presente momento a figura do aluno provável formando na universidade.

Encontra-se em análise para caso de excepcionalidade, somente as disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão – TCC para todos os cursos da UFPel. Exceto no caso do curso de Medicina que possui Portaria específica do Governo Federal.

Destacamos por fim, de que esta é uma proposta para o Curso, porém o Calendário Alternativo e sua implementação deverá ser analisado e votado na próxima semana, dia 21 de maio de 2020 na reunião do COCEPE.

Atenciosamente.

Coordenação do Curso de Engenharia Geológica – CG_ENG_GEO

Centro de Engenharias – CENG

Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Publicado em 15/05/2020, na categoria Notícias.