Início do conteúdo

Autoridade brasileira em eventos sísmicos ministra Curso na Engenharia Geológica

O Prof. Dr. Marcelo Sousa de Assumpção (Pesquisador CNPq 1B) ministra curso sobre “Sismicidade no Território Brasileiro” durante a V Semana Acadêmica da Engenharia Geológica – SAEG.

O Prof. Dr. Marcelo Assumpção é Titular da USP, e Diretor do Centro de Sismologia (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG-USP), entidade responsável pela gestão da Rede Sismográfica na região Sul e Sudeste. O IAG vinculado a USP é um dos principais polos de pesquisa do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, com mais de 120 anos de atividades.

O Prof. Dr. Marcelo Assumpção é especialista em Sismologia, atuando principalmente em: neotectônica, sismicidade natural, sismos induzidos por reservatórios, risco sísmico, estrutura da crosta e manto superior, tomografia do manto superior, litosfera e esforços tectônicos.

O curso ministrado na Engenharia Geológica abordou temas como: i) História da Sismologia no Brasil História da Sismologia no Brasil; ii) A Rede Sismográfica Brasileira – RSBR; iii) Sismotectônica do Brasil; iv) Mapa de ameaça sísmica no Brasil; e v) A Sismologia de hoje e as novas perspectivas.

Publicado em 04/10/2019, na categoria Notícias.