Histórico do Curso
A criação do Curso de Engenharia de Petróleo na Universidade de Pelotas foi proposta junto ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, fazendo parte do plano de ampliação da Universidade. Nesse sentido, a criação do curso buscou ser um agente da incorporação da região ao mapa do desenvolvimento da Engenharia de Petróleo no Rio Grande do Sul.
A base de criação do curso data da década de 1990, com a criação do IQG (Instituto de Química e Geociências) na UFPel, essencialmente pela presença dos docentes e geólogos Edinei Koester e Luis Eduardo Silveira da Mota Novaes no quadro do instituto, vislumbrava-se uma ampliação da área de geociências. Com a proposta do REUNI, diversos fatores foram reunidos e permitiram a proposição do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo, que entrou em operação no ano de 2009. No mesmo ano os alunos ingressantes se organizaram e formalizaram o Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA), o qual representa a principal porta de interação pedagógica entre os discentes e o colegiado do Curso.
O primeiro grande evento do curso foi realizado no ano de 2011 e chamado de I Encontro Regional de Engenharia de Petróleo (I EREP-RS). Este encontro contou com a presença do Geólogo e então Presidente da Petrobras Guilherme de Oliveira Estrella. Também em 2011 os primeiros discentes foram enviados para intercâmbio internacional. Os alunos tiveram oportunidade, através do programa governamental Ciências sem Fronteiras e do programa Santander Universidades, de cursar parte de suas formações em Universidades americanas, canadenses, inglesas, espanholas e portuguesas.
O Capítulo Estudantil SPE da Universidade Federal de Pelotas foi criado no ano seguinte, em 2012, sendo este um dos principais pilares do curso de Engenharia de Petróleo no contexto do desenvolvimento de atividades de extensão e aprimoramento dos discentes. O Capítulo já possui 8 (oito) prêmios, sendo 7 (sete) internacionais, que demonstram a relevância das ações e contribuições realizadas.
Os primeiros Engenheiros de Petróleo formados na UFPel saíram para o mundo do trabalho no ano de 2013 e desde então o curso vem formando uma média de 16 engenheiros por ano. Neste mesmo ano, o curso teve o seu primeiro discente selecionado em processo de estágio de uma multinacional de serviços de petróleo.
Uma importante mudança aconteceu no ano de 2014, quando, após deliberado na reunião do Conselho Universitário do dia 24/07/2014, o curso de Engenharia de Petróleo da UFPel migrou para o Centro de Engenharias (CEng), se desvinculando do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) (https://wp.ufpel.edu.br/ceng/tecnologia-em-geoprocessamento-e-engenharias-do-petroleo-geologica-passam-a-fazer-parte-do-ceng/). A mudança promoveu a aproximação com outros cursos de engenharia da UFPel e o compartilhamento de laboratórios de uso comum às engenharias. Fato que reforçou a necessidade de mudar a sua sede, anteriormente localizada na Praça Domingos Rodrigues, Nº 2 – Bairro Porto, Pelotas/RS, 96010-450, para a sede do CEng, na rua Benjamin Constant, Nº 989, Bairro Porto, Pelotas/RS CEP 96010-020.
No ano de 2020, o curso de Engenharia de Petróleo recebeu o seu primeiro discente estrangeiro, através do programa institucional Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Atualmente (2021), o Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas possui um número superior a 155 egressos, que atuam em empresas e centros de pesquisas nacionais e internacionais.
Adicionalmente é essencial apresentar uma parte do histórico do curso que se refere à extensão cadastrado como Projeto de Extensão na UFPel. Já no ano de 2011 houve a criação do Núcleo de Estudos de Paleontologia e Estratigrafia, coordenado pelas professoras Ana Karina Scomazzon e Karen Adami Rodrigues. O Núcleo teve como premissa, desde a sua criação, a divulgação científica à comunidade e foi um importante consolidador de projetos de pesquisa/extensão por englobar áreas de conhecimento que conectam a geologia e o petróleo. Atualmente ele está sob a coordenação da professora Camile Urban.
Desde então outros projetos de extensão foram criados pelos docentes do curso e são continuamente desenvolvidos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região, que atenderam e atendem princípios e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel (Resolução CONSUN Nº 66, de 21 de dezembro de 2021), sobretudo nos objetivos estratégicos 4 (Apoiar iniciativas de inovação tecnológica e de desenvolvimento regional), 8 (Assegurar o equilíbrio entre as ações do ensino, da pesquisa e da extensão) e 9 (Intensificar as relações entre UFPel e sociedade). Dentre estes, destacam-se: o projeto Geociências na Escola, em parceria com o Curso de Engenharia Geológica; o Meeting, evento desenvolvido pelo Capítulo Estudantil SPE; o Petro-Sul, evento desenvolvido em parceria entre o Capítulo Estudantil SPE e o Diretório Acadêmico Karen Adami; e a EnGeoSul, Empresa Júnior desenvolvida em parceria com o Curso de Geoprocessamento, além do The Oil Times, jornal do curso. Adicionalmente, destaca-se o perfil comunitário dos discentes do curso, os quais desenvolvem diferentes atividades de voluntariado, como ações de arrecadação de alimentos e brinquedos, de doação de sangue e engajamento em projetos extensionistas ligados a outros cursos da universidade.
Atualmente, objetiva-se através do curso a formação de mão-de-obra qualificada e aquisição das informações necessárias para impulsionar o progresso da região junto ao tema. Especificamente, o curso e a Universidade visam contribuir diretamente no desenvolvimento da Bacia de Pelotas. Espera-se que com a expertise e pesquisa desenvolvidas na Universidade e no Curso seja possível contribuir para a compreensão e exploração sustentável da Bacia, gerando um impacto socioeconômico significativo para a região Sul, visto que o desenvolvimento da Bacia de Pelotas atrairá investimentos, criará empregos qualificados e fomentará a inovação.