Vitória para seguir sonhando
Brasil vence jogo decisivo contra o Caxias e segue na briga pela classificação na próxima fase na série D do Campeonato Brasileiro
Por Éverson da Martha / Agência Em Pauta
Em uma tarde ensolarada e um bom público no Bento Freitas, o Brasil venceu o Caxias pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O duelo válido pelo grupo 8 da competição nacional era de extrema importância para o Xavante, em caso de resultado negativo, as chances de avançar à próxima fase da série D seriam mínimas.
O jogo começou com o Brasil no ataque, Márcio Jonathan cabeceou para fora, mas logo na sequência jogada pelo lado esquerdo o lateral esquerdo Mário Henrique arrancou pelo lado até chegar próximo a área e tabelou com Rafael Costa, o centroavante dominou e devolveu para Mário Henrique fazer o gol aos 16 minutos. Aliás, é Mário Henrique o artilheiro do time na série D com 5 gols. Após o gol, Rafael Costa, com lesão muscular, deu lugar a Da Silva.
Aos 31 minutos muita confusão, quando Elyeser do caxias fez uma falta violenta no meia Patrick do Brasil, com os ânimos exaltados as duas comissões técnicas tiveram que intervir para acalmar os mais nervosos e após 10 minutos parados o árbitro capixaba José Wellington Bandeira expulsou o autor do gol Mario Henrique e o lateral esquerdo do Caxias Adryel.
A expulsão deixou o time do Brasil desnorteado e numa cobrança de escanteio, a defesa e goleiro Marcelo Pitol ficaram olhando e Eron desviou e empatou a partida aos 47 do primeiro tempo. Na volta do intervalo o Brasil voltou com a reposição na lateral esquerda, Lailson entrou na vaga do meia Patrick que saiu machucado, além de Wellington na vaga de Branquinho durante o segundo dando mais velocidade ao setor de ataque.
E, aos 9 minutos, outra expulsão, Fernando Zagueiro do Caxias fez falta na entrada da área e como já tinha cartão amarelo foi expulso, deixando o time da serra com nove jogadores em campo e na cobrança da falta, jogada ensaiada, Wellington rolou para Da Silva encher o pé e colocar o Brasil de novo à frente.
Depois do gol, o técnico Rogério Zimmermann tratou de segurar o jogo mesmo com um jogador a mais. O Brasil entregou a bola para o Caxias e aproveitou para sair no contra ataque e quase fez o terceiro aos 32 fez fila e saiu cara a cara com o goleiro André Lucas que fez uma grande defesa impedindo o Brasil de fazer o terceiro. Mas, com um jogador a menos, o Caxias pouco assustou a meta de Marcelo Pitol e o placar ficou mesmo 2 a 1 para o Brasil.
Ao final do jogo os jogadores do Caxias foram em cima do árbitro, mas logo a confusão diminuiu, os jogadores Xavantes foram saudar os mais de dois mil presentes no Bento Freitas, com o resultado segue vivo na briga por uma vaga na próxima fase, o Xavante é o 6º colocado com 14 pontos, 1 a menos do quarto colocado e na próxima rodada joga em casa de novo, contra o lanterna Novo Hamburgo às 16:00, faltam 3 rodadas até o fim da primeira fase. além do Novo Hamburgo o Brasil enfrenta São Joseense-PR, fora de casa e na última rodada recebe os catarinenses do Concordia.