Velozes e Furiosos 7

Por Graça Vignolo de Siqueira

 

Sinopse:

“Após os acontecimentos em Londres, Dominic Toretto (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe voltam para os Estados Unidos e recomeçam suas vidas. Porém, a tranquilidade do grupo é destruída quando Ian Shaw (Jason Statham), uma máquina de matar, quer vingança pelo estado em que seu irmão ficou. Agora, a equipe tem que se reunir para impedir este novo vilão. Mas dessa vez, não é só sobre ser veloz. A luta é pela sobrevivência.”

Eu amo o cinema por vários motivos, que uns entenderão e outros talvez. Mas acima de tudo, amo o cinema pela oportunidade do ir além, do fantasiar, do poder e dos efeitos visuais.

Efeitos visuais esses que nos permitem, por exemplo, nem perceber que um ator já não está mais entre nós. E um dos grandes motivos que me fez ir à pré-estreia de Velozes e Furiosos 7, à 00h01 desta quinta-feira (02), no Cineflix do Shopping Pelotas e sair de lá de madrugada, foi o de ver Paul Walker em toda sua plenitude.

Você nem irá perceber que seus irmãos mais moços, Cody e Caleb, foram dublês em algumas cenas. Nem irá se lembrar de que não o veremos mais em outras produções futuras. Porque ele está ali.

E se esse filme tem muitos méritos, um deles é a edição precisa, os cortes afiados e um final  e.m.o.c.i.o.n.a.n.t.e.

Você gosta de pancadaria? Tem. Explosões e tiroteio? Tem. Trilha sonora retumbante? Tem. Lutas corpo a corpo, corridas emocionantes de carros, perseguições e vilões contra mocinhos? Tem.

Além disso,  você lembra o nome de atores, suas atuações e gosta de vê-los reunidos num mesmo filme? Então, nesse temos Vin Diesel, Paul Walker, Tyrese Gibson, Jason Statham, Dwayne Johnson, Ludacris, Kurt Russel, Djimon Hounsou e Jordana Brewster.

Bem, quando Paul faleceu em acidente naquele fatídico sábado, 30 de novembro de 2013, o diretor, roteirista e produtor James Wan, conhecido por dirigir filmes de terror, não contava com outro diretor que lhe pudesse aconselhar. O filme estava pela metade e era a sua primeira grande produção com  amplo orçamento na Universal Pictures.

O diretor de 38 anos, com sua produção de US$ 190 milhões, estreia neste fim de semana, tanto aqui quanto nos Estados Unidos. A expectativa é que tenha recorde de bilheteria, com cerca de  US$ 115 milhões  já no primeiro fim de semana

Wan e sua equipe pausaram o que estavam fazendo e passaram a selecionar milhares de horas de filmagens de Walker, em todos os filmes da franquia, procurando cenas e áudios para serem incorporados à sequência.

O uso da tecnologia, aliado aos dois irmãos de Paul, fazem com que você não sinta sua falta física. A magia do cinema, mais os amigos-irmãos que ficaram, incluindo o produtor Vin Diesel, com certeza tornará Velozes e Furiosos 7 um dos filmes mais comentados deste ano.

Velozes-e-Furiosos-7

A trama conta com muita ação e violência, com cenas que podem ser consideradas absurdas, mas e daí? É entretenimento puro. Carros que voam,  lembram muito as mirabolantes cenas do helicóptero em True Lies, prédios que desabam, bombas, carros que saltam de montanhas imensas e perseguições implacáveis que o tornam quase uma mistura de 007 com Missão Impossível. Mas ainda assim, as corridas de rua, tão em evidência nos primeiros filmes, reaparecem.

Eles são obrigados a reunir a turma para proteger suas vidas, de seus familiares e também para ajudar em operação secreta da CIA. E pode ser que o roteiro não agrade de todo, mas a ação é contínua e já vale por isso. Afinal, é a falta de veracidade que faz a fama de filmes do gênero.

Paul Walker está na tela durante a maior parte do tempo. E isso torna tudo muito mais emocionante, pois está literalmente vivo! E assim ficará. Decisão essa tomada pelo diretor e seus amigos. Brian O’Connor está, aos poucos, se aposentando.

Na madrugada de 16 de março o filme foi exibido em festival nos EUA. Um pouco antes da exibição, o produtor,  Neal Moritz, pediu que o público não revelasse o que acontece com o personagem de Walker no filme. “Nós perdemos um amigo querido, irmão, camarada, enquanto estávamos fazendo este filme”, disse.  “Quando decidimos que iríamos continuar o filme, estávamos determinados em honrar seu legado e nosso amor por ele”, completou.

O público ficou tocado com o que assistiu. Velozes e Furiosos Sete é um filme tributo. Uma despedida honrosa. É também uma demonstração de amor ao amigo Paul Walker. Uma das últimas falas de Dom -personagem- se mistura à do ator  Vin Diesel:  “aqueles que se perdem seguem nos corações dos que vivem”.

Para Paul.

Nota 9 para o filme. Nota 10 para a homenagem mais bonita que já assisti para um ator falecido durante as gravações.

 

Link para o trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...