Uma nova forma de realizar entregas que faz sucesso em Pelotas

Empresas realizam forma de entrega alternativa e consciente. Foto: Gustavo Fonseca

Por Amanda Kuhn

Uma nova forma de realizar entregas faz sucesso em Pelotas: por meio de ciclistas e suas bicicletas. O “Bike Messenger” (ciclista mensageiro), são ciclistas que utilizam suas bicicletas como meio de transporte para  entrega de produtos e serviços.

Welington Goulart é um dos entregadores da 220 Bike Entregas. Foto: Reprodução/Instagram

A 220 Bike Entregas é um coletivo de ciclistas entregadores, que atuam na cidade, com o intuito de valorizar cada membro/ciclista e garantir um serviço de entregas justa e eficiente, contribuindo para o meio-ambiente e conscientizando seus clientes sobre a importância das bicicletas para a sociedade e para a natureza, das ciclovias e do respeito aos ciclistas.

Desde 2015 nesta formação, a 220 Bike Entregas opera em toda a cidade, todos os dias, em horário comercial, e conta com demanda agendada em horário de almoço (Libre Café). A equipe é composta por sete componentes (Marciano Matias, fundador da empresa, Gabriel, Lucas Ligabue, Martina Santos, Mateus Midon e Rogerio Vasconcelos e Wellington Goulart), o suficiente para atender as demandas dos clientes. A sede está localizada na Rua Quinze de Novembro, 359.

Em relação à segurança, os ciclistas afirmam que ciclovia não é sinônimo de segurança, mas é necessária e incentiva novos ciclistas a começarem a pedalar.

Marciano Matias, fundador da 220 Bike Entregas, diz: “Queria ter uma responsabilidade ambiental e social, e abraçar essa ideia como meu ofício. A bicicleta para cidade é uma das melhores coisas. A cidade não tem para onde correr a não ser de carro ou de bicicleta”.

A BICILEVA é uma empresa de entrega de bicicletas, criada pelo estudante de Psicologia, Felipe Gonçalves. “A BICILEVA surgiu como uma ideia de trazer uma alternativa sustentável, ecológica e eficiente para o sistema de entrega e transporte de Pelotas.”

Felipe já trabalhava como Bike Messenger autônomo, em parceria com a Natural Burger, e há três meses abriu a empresa, com o intuito de expandir os serviços de bicicletas. A equipe é composta por cinco pessoas além de Felipe: Andrei Henck, Gabriel Gomes, Iago Quevedo, Maicon Gonçalves, Mariah Medeiros e Vandir Nunes.

A BICILEVA trabalha com demanda espontânea e demanda agendada (em parceria com Natural Burger, Mordomia e MadreMia!). Sua sede está localizada na Rua Andrade Neves, 3118. Durante a semana, as entregas são feitas em horário comercial.

O Natural Burger, um dos parceiros da BICILEVA, é uma iniciativa do fotógrafo Gustavo Fonseca e da nutricionista Bruna Moura, que uniram a questão ecológica e nutritiva para criar “um lanche com sabor limpo e justo”. Quando o negócio começou, no ano passado, não havia atendimento noturno e para resolver esse problema, a empresa recrutou os seus próprios bikers, que no futuro, se transformaram na BICILEVA. A parceria vai muito além das entregas, pois também há uma colaboração de marketing, fotos e divulgação do serviço.

“Escolhemos as entregas de bikes por acreditar que esta é a melhor maneira de locomoção em Pelotas”. Foto: Gustavo Fonseca/Reprodução

“Queremos fazer a diferença no mundo e inspirar outras pessoas a entrar juntos nessa. Escolhemos as entregas de bikes por acreditar que esta é a melhor maneira de locomoção em Pelotas. Além das ruas serem planas, colaboramos com menos poluição, menos um motor na rua, colaborando com a mobilidade da cidade”, conta o pessoal da Natural Burger.

Além do uso da bike, o estabelecimento também não utiliza plástico em suas embalagens e os produtos são selecionados da agricultura orgânica local, com o objetivo de colaborar com a natureza e o meio-ambiente.

Com o Dia das Crianças chegando, a 220 Bike Entrega está arrecadando brinquedos para doar às crianças carentes. Basta ligar para o 984161219 que eles vão buscar!

Seja em dias ensolarados, com chuva ou vento, os ciclistas estão sempre prontos para levar seus documentos, comida, presentes, contas, aonde você precisar.

Para acompanhar mais essa ideia sustentável e empreendedora, acompanhe suas  redes sociais:

220 Bike Entregas: Facebook e Instagram

BICILEVA: Facebook e Instagram