Um evento de raízes e cultura dentro da UFPel

Foto: arquivo pessoal

Por Giordanna Vallejos e Gabriella Cassaroti

A Universidade Federal de Pelotas promoveu o seu primeiro encontro de alunos Quilombolas, no último dia 25 de agosto no Campus II da UFPel. O evento iniciou às nove da manhã de sábado e configurou um dia inteiro de imersão na cultura, anseios e lutas do povo Quilombola.

O encontro de estudantes Quilombolas da região Sul contou com uma programação de apresentações culturais. Na sua abertura o Cântico dos Manos trouxe a beleza das canções africanas passadas por gerações e o grupo de dança Pérola Negra que há mais de dez anos trabalha na exaltação da cultura Quilombola por meio da dança.

Em sequência, foi colocado em pauta os principais anseios dos estudantes, durante debates em relação à necessidade de permanência, aprimoramento e expansão das políticas estudantis, como promover não apenas a inclusão mas também a formação dos estudantes Quilombolas. A importância da representatividade negra nas universidades brasileiras, que ainda não se mostra em peso, também foi ressaltada.

Já os palestrantes Édna Alice Duarte da Rocha e Jorge Amaro passaram para o público exemplos de vidas, histórias de superação, e foram vitais para os estudantes que estavam presentes se espelharem e se inspirarem. Durante os discursos houve apresentação de mulheres e homens negros que fizeram a diferença no país, desde escritores até cientistas, e o desconhecimento em relação a eles evidencia a injusta invisibilidade midiática que os negros sofrem até os dias atuais, como a autora Maria Carolina de Jesus com seu aclamado Quarto de Despejo.

O evento foi um sucesso e também contou com café da manhã, almoço e lanche oferecido aos participantes, os quais se comoveram com o sentimento de acolhimento que o evento teve. Nara Beatriz Matias Soares, organizadora do evento e estudante do curso de Direito da UFPEL, afirma: “estou muito feliz em ver o povo que compareceu e que batalhou muito para que estivéssemos aqui na universidade, sinto-me agradecia pelo pessoal da PRAE e da FURG reunidos, quero agradecer à todos imensamente, até os que não puderam estar aqui fisicamente e a gente sabe que esse trabalho realizado vai ser divulgado para o Brasil todo saber que hoje aconteceu o primeiro encontro dos quilombolas do Sul aqui na UFPel!”.

Por fim, foi realizado no encerramento do evento um desfile de moda da marca Kanimambo, roupas de estampas tipicamente africanas cuja renda das vendas é doada para os imigrantes africanos da região Sul.