Uma nova casa para o skate

por Martha Gonçalves e Paulo Ienczak

Localizada em uma das principais ruas de Pelotas, a M8 Skate House, hoje, tem oito meses de existência. A casa, que costumava ser utilizada apenas para aulas e para prática de yoga pelo sócio-fundador Pablo Madruga, 49 anos, é também loja e um espaço dedicado a skatistas e curiosos. Com uma mini ramp construída colaborativamente e artesanalmente, a Skate House foi abrindo as portas, aos poucos, para o público. A brincadeira foi ficando séria e o local, conhecido. A M8 é revendedora de diversas marcas reconhecidas mundialmente, e é palco para diversas atividades envolvendo o skate.

Imagem: M8 Skate House

Imagem: Facebook da M8 Skate House

Em 2011, Pablo realizou o sonho de ter uma mini ramp no quintal de casa. Angustiado pela falta de um lugar seguro e bem cuidado para a prática do esporte, ergueu manualmente, com a ajuda de amigos adeptos ao esporte, a tão sonhada rampa. Começou a ser aberta através da relação entre os skatistas, formada entre sessions e campeonatos. Nesse meio, surgiram diversos amigos e companheiros na luta pelo reconhecimento do skate.

Imagem: Facebook da M8 Skate House

Imagem: Facebook da M8 Skate House

“A proposta da casa não era ser loja, começou pela ideia de um espaço pra andar de skate. Mas como o aluguel vai subindo e tal, acabou surgindo a ideia de se ter um negócio junto. Direto a galera vinha andar, mas era mais eventual. Eles combinavam comigo pelo Facebook e vinham. Agora, com a loja eu abro todos os dias de tarde, e sábado todo dia. Aí tem sempre gente aqui andando!’’, conta Pablo, sobre o início da M8 Skate House.

Emanuel Bueno (28), conhecido como Maneca, sempre trabalhou com skate e em prol do esporte. Organizou diversos eventos, torneios, e passou por diversas skateshops de Pelotas. Seu caminho cruzou com o de Pablo em um desses momentos e, hoje, os amigos trabalham juntos com um interesse em comum: manter cada vez mais vivo o skate na cidade! Juntos embarcaram na ideia de unir rampa, loja, e projetos que incentivam o esporte e os atletas.

Sobre a importância da construção de uma rampa em propriedade particular na cidade, Maneca explica: “Se via que a galera tinha uma necessidade de andar num lugar, né? Porque a Pista Pública de Pelotas tá detonada e não tem reformas desde que foi inaugurada, em 2004. A loja acaba contribuindo muito na questão de não ter pista mesmo, sabe? Porque aqui é um lugar que a galera vem, passa a tarde, toma café, se diverte, anda de skate e evolui.”.

É comum que as lojas de skate patrocinem atletas, mas o apoio da M8 se dá de outra forma. Pablo utiliza a filosofia do yoga não só para trabalho e vida pessoal, mas também para seu compromisso com o skate. O sócio-fundador ajuda dois atletas, mas não da forma convencional. Se o atleta precisa de algum material como shape, roda, tênis, e etc., Pablo dá um livro. Depois de ler, o atleta faz um resumo, fala sobre o que entendeu. Assim, está pronto para receber o incentivo de seu apoiador! “Acabou ficando com uma proposta educacional, pensando no futuro deles. Eles viviam dizendo palavrão, jogando as coisas longe… Eu vou cuidando, chateando eles. Eles cuidam o que falam, se sujam alguma coisa eles limpam, se estragam arrumam, cuidam as notas do colégio. É uma troca positiva pra todo mundo.”, conta o responsável pelo projeto.

Imagem: Facebook da M8 Skate House

Imagem: Facebook da M8 Skate House

Pablo explica que na filosofia do yoga, acredita-se que a situação atual é fruto do que se faz. Sendo assim, apenas “patrocinar” materialmente o atleta não enriquece, não acrescenta na vida pessoal dos mesmos. A proposta é contribuir culturalmente para que esses colham bons frutos, além, é claro, de incentivá-los no esporte. O projeto é pequeno, conta com apenas dois atletas por questões financeiras. Mas Pablo conta que gostaria de ajudar mais, porém, atualmente, encontra-se sem recursos.

Outro plano em andamento é uma escolinha com horário fixo para crianças, em parceria com a marca de Maneca, a Nova Geração SkateBoard, responsável por diversos campeonatos e projetos municipais de skate. O ambiente conta com uma ampla variedade de marcas, uma rampa de alta qualidade e com uma equipe disposta a realmente apoiar o skate local. Vale a pena conferir!

A casa encontra-se na rua Gonçalves Chaves nº 3285. Mais informações na página do facebook, pelo email m8skatehouse@gmail.com ou pelo telefone (53) 3222-0759.

Comentários

comments

Você pode gostar...