Um evento para falar sobre nós mesmas

Por: Claudine Zingler

   No dia 24, sexta-feira, aconteceu a Vernissage Futurista, abertura da exposição dos trabalhos feitos pelas participantes da MESMA, encontro que pretendeu debater sobre a representação feminista na arte. A exposição vai contar com poemas e desenhos criados a durante oficinas de criação dadas por mulheres durante duas tardes de sábado. O Café da Casa (Rua Anchieta, 949) será o palco da exposição das obras.

   Os encontros para discussão e produção de material aconteceram nos dias 11 e 17 de Junho e reuniram diversas mulheres interessadas em conversar sobre o protagonismo feminismo nas artes e em pensar a produção como forma de protesto contra a imagem de um padrão inalcançável, construída para objetificar as mulheres.

   No primeiro dia, foi abordada a temática do desenho da figura humana e a auto representação, além de estimular a troca de desenhos entre as participantes. As facilitadoras da oficina foram Alice Porto e Carolina Moraes Marchese.  Além disso, aconteceu uma vídeo conferência com as idealizadoras do projeto Robusta, de Campinas (SP), projeto que luta contra a representação hegemônica da mulher a partir de desenhos e do feminismo. No dia 17, o assunto tratado foi poesia, com a participação das poetas Priscilla Krüger e Angélica Freitas. Angélica ensinou exercícios de escrita e deu dicas de como melhorar o texto poético e Priscilla, posteriormente, fez a leitura de alguns poemas seus e de poetas que as inspiram.

   Laura Schuch participou da oficina de poesia feminista e conta que “foi demais ouvir os poemas das outras e ver coisas tão lindas, ser surpreendida pelas ideias totalmente diferentes que saíam da mesma proposta.“ Ela diz ser importante que as mulheres possam pensar questões de gênero e sexualidade através da própria criação, “é demais ler mulheres e entender coisas muito específicas de uma certa experiência de mundo”. A jornalista, que já escrevia poemas antes do evento de criação coletiva, confessa: “não consigo parar de escrever desde que saí de lá”.

   O evento contou com a organização do Programa de Educação Tutorial das Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, e Café da Casa, que recebe diversos eventos em sua sede.

Comentários

comments

Você pode gostar...