Programação do carnaval de Pelotas começa hoje

Por Graça Vignolo de Siqueira

A tradição do Carnaval de Pelotas é conhecida no sul do país desde as décadas de 60, 70 e 80, quando a cidade projetou-se no cenário nacional como o terceiro melhor carnaval do Brasil. Já foi na Rua Quinze de Novembro, na Avenida Bento Gonçalves, ao lado da Viação Férrea e neste ano será na zona do Porto.

Embora já em ritmo desacelerado, o carnaval ainda é exigido pelo povo, mas em 2014 a maioria das escolas de samba optou por não se fazer presente no desfile. Ainda assim, o carnaval tem uma programação para agradar a qualquer público.

Com inicio hoje, a partir das 17h, nos coretos localizados na Cidade do Samba – espaço destinado aos shows– o carnaval de Pelotas pretende reunir centenas de pessoas que, com segurança, assistirão aos conjuntos musicais e apreciarão a música popular brasileira. As apresentações terminam no feriado de terça-feira, dia 4.

Os blocos burlescos, as escolas de samba mirins, os blocos infantis, as bandas carnavalescas e a única escola de samba de grupo especial a desfilar, Escola de Samba Telles, trarão a imagem do carnaval à Passarela do Samba.

Escola de Samba General Telles para a alegria dos pelotenses.                       (Foto: Divulgação)

Escola de Samba General Telles para a alegria dos pelotenses. (Foto: Divulgação)

Fique atento à programação, com ingressos no local, no valor de R$ 5,00 para a Passarela do Samba e R$ 1,00 para quem deseja apenas assistir aos shows.

Passarela do Samba:

Dia 28.02  – abertura oficial com a Muamba da ASSECAP

Dia 01.03  -Banda Empolgação – Desfile dos Blocos Burlescos

Dia 02.03  -Concursos Escolas de Sambas Mirins – Desfile de Bandas (acesso)

Dia 03.03  -Concurso de Blocos Infantis e das Bandas Carnavalescas

Dia 04.03  -Apuração/Desfile das Campeãs do Carnaval 2014

Cidade do Samba:

– Sexta-feira no Coreto Jorge Ari, das 17h às 21h30

Agora é Pra Valer (pagode)

Solon Silva

Flávio Alves – Som pra Sempre (marchinhas)

DJ Helô

-Coreto Clube Carnavalesco Nagô

Julinho do Cavaco – Grupo Praça Onze

Paulinho Martins ( pagode)

Velha Guarda da Confraria do Samba (roda de samba)

-Sábado no Palco de Shows Tuca

Xana Gallo

Grupo Purosamba

E com os clubes já adequados às normas de prevenção contra incêndio, os bailes serão outro atrativo.

Bailes infantis a partir das 17h:

Clube Brilhante-  dias 4 e 9 de março

Centro Português – dia 2 de março

Bailes adultos a partir das 23h:

Clube Diamantinos – dia 3 de março

Clube Brilhante-  dia 9 de março

O carnaval é um período de alegria, música e reunião de amigos, portanto não estrague a festa, seja prudente, não beba em excesso e não dirija se tiver ingerido bebida alcoólica.