UFPel se mostra para o público

Por Éverson da Martha

Ginásio da antiga AABB tomado de estudantes/ Foto: Éverson da Martha

A UFPel realizou na manhã e tarde de quarta-feira, 28 de setembro, a VI Mostra de Cursos UFPel – Um mundo de conhecimento, que aconteceu no Centro de Referência de Esporte, Cultura e Lazer, antigo prédio da AABB, na região central. O evento recebeu milhares de alunos do ensino médio de escolas não só de Pelotas, mas também de outros municípios da região. Cerca duas mil pessoas passaram pelo ginásio principal do centro.

Estande do curso de Filosofia/ Foto: Éverson da Martha

Após duas edições on-line, o evento voltou de forma presencial, visando mostrar aos estudantes do ensino médio os diversos cursos de graduação oferecidos nas mais diferentes áreas do conhecimento. Foi uma oportunidade para os futuros estudantes tirarem dúvidas sobre o ingresso na universidade e o que é estudado em cada curso. Fernanda Figueira, coordenadora do curso de Ciências Biológicas,  ressalta que “a mostra de cursos é uma excelente oportunidade para aproximar a comunidade acadêmica dos alunos do ensino médio”.

Curso de química após atividade prática com os alunos/ Foto: Éverson da Martha

Amostras de Petróleo e seus derivados trazidos pelo curso de Engenharia do Petróleo/Foto: Éverson da Martha

Além das apresentações dos cursos no ginásio, também houve paralelamente rodas de conversa sobre política de cotas e benefícios de assistência estudantil como auxílios moradia, transporte e restaurante universitário. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino e contou com a participação de mais de cem cursos de graduação. A professora Fernanda ainda ressalta que, além de esclarecer pontos importantes acerca da atuação no mercado de trabalho de um profissional de nível superior, a mostra de cursos também demonstra a esses alunos que é possível chegar ao ensino superior, e que ademais de uma formação profissional, a universidade também é espaço de formação cidadã.

Acadêmicos do Jornalismo apresentando o curso a estudantes do ensino médio/ Foto: Éverson da Martha

Um dos coordenadores do evento, o professor Eduardo Ferreira das Neves Filho, bastante emocionado ao final do evento, ressaltou que o evento é voltado a comunidade, com um carinho especial aos estudantes que vão fazer o ENEM. Embora haja diminuição da procura por vagas na UFPel, espera-se que este evento traga de volta o interesse dos alunos do ensino médio por ingressar na universidade.