UFPel realiza matrículas da primeira chamada do Sisu

Por Eduarda Schneider Lemes e Francine Neuschrank

Entre os dias 17 e 21 de janeiro ocorrem as matrículas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) nas mais de 60 Universidades que utilizam a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso nos cursos de graduação em todo o Brasil. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a organização instalou o local das matrículas no ginásio da antiga Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), distribuindo os 77 cursos ofertados neste primeiro ingresso de 2014 nos três dias de matrícula.

Na sexta-feira (17), primeiro dia de inscrições, o número de matriculados superou as expectativas da organização. Segundo a coordenadora de registros acadêmicos Emileni Tessmer, as inscrições tiveram um aumento de 480% em relação ao primeiro dia de matrículas do ano passado. “A movimentação na sexta-feira foi bem intensa e a procura foi acima do que esperávamos, apesar de menor do que foi programado para o primeiro dia”, declarou Emileni.

Foto: Francine Neuschrank

Calouros

Sair de casa, a mais de 1300 quilômetros, para estudar o que se deseja. Essa é a motivação das paulistas Bruna Draber, 19, e Marina Jordão Martins, 18. Bruna vem de São Vicente buscando a graduação em Medicina Veterinária e pretende ficar em Pelotas para cursar os cinco anos de graduação. Já Marina, ingressante do curso de Engenharia Geológica, veio fazer a inscrição na UFPel pois ainda não sabe se conseguiu a aprovação na sua cidade. “Se eu conseguir a vaga na minha cidade, fico lá”, afirmou a estudante que, assim como Bruna, tem a expectativa de que UFPel ofereça uma preparação qualificada para a busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Em meio a pessoas que chegam de diversas partes do país, a jovem Clara Reis, de 17 anos, garantiu uma vaga perto de casa. A estudante pelotense ingressará no curso de Biotecnologia. “A proximidade ajudou na escolha, mas também levei em conta o fato de a UFPel ser uma das melhores do país na área que escolhi”, conta ela.

Apoio

Com tantos jovens à procura de uma vaga, é comum identificar a presença dos familiares no momento da matrícula. Josefa de Fátima Bezerra da Silva veio do município de Várzea Paulista, em São Paulo, para acompanhar a filha Roberta, de 17 anos, que irá frequentar o curso de Geoprocessamento. Segundo ela, a opção pela universidade pelotense foi da própria estudante, que teve o apoio da família na decisão. “Ela está empolgada com esse desafio e agora nós já temos que começar a pensar na mudança para cá”, diz a mãe.

Matrículas

Quem não pôde comparecer na AABB no dia estipulado para seu curso ainda pode realizar sua matrícula na terça-feira, dia 21. O endereço é a rua Alberto Rosa, nº 580. O horário de funcionamento é das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h. A documentação necessária pode ser consultada no edital: http://www2.ufpel.edu.br/alunos/editais/Edital_001_2014_retif.pdf

DSCF1030

Foto: Francine Neuschrank