Descobrindo a casa dos livros


Por Daiane Brites e Elise Souza

 Com amplo espaço decorado de maneira clássica, o casarão Pelotas que abriga a Biblioteca Pública Pelotense é de longe, um dos mais belos da cidade. Os longos tapetes vermelhos, lustres deslumbrantes e a enorme escadaria, além das mesas de estudo rodeadas por enormes prateleiras de livros que parecem acolher um acervo interminável, atraem a atenção de todos que a visitam.

Todas essas características, que dão um ar de erudição ao ambiente, também instigam a todos que o adentram, já que dificilmente voltam para casa sem ao menos um exemplar emprestado.

max1233143986Biblioteca

Imagem: Divulgação

De acordo com Carla Michele Rodrigues, bibliotecária, a visitação e o empréstimo de livros aumentaram em mais de 50% desde o início deste ano e no último mês mais de mil pessoas assinaram o livro de visitação de biblioteca.
Na verdade, Carla acredita que tenha havido ainda mais visitações que não foram contabilizadas, já que muitas pessoas vão à Biblioteca e não deixam sua assinatura. Este, que é ressaltado por ela como um gesto simples, acaba contribuindo muito para que o local se mantenha em funcionamento já que os dados que indicam a assiduidade dos sócios e demais cidadãos pelotenses expressam sua relevância ao interesse público.
A bibliotecária também nos contou um pouco da história da biblioteca pública, além de revelar quais são os livros mais emprestados dos últimos tempos, entre outras coisas que dizem respeito aos hábitos do local e dos leitores pelotenses.

Confira a nossa entrevista e aproveite para curtir a página da Biblioteca Pública Pelotense no Facebook e ficar por dentro das novidades e atividades culturais:

http://www.facebook.com/BibliothecaPublicaPelotense?fref=ts — em Biblioteca Pública de Pelotas

Comentários

comments

Você pode gostar...