UFPel no controle de qualidade dos doces na 31ª Fenadoce

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desempenha um papel importante, desde 2012, no controle de qualidade dos doces da Fenadoce, com projetos que visam orientar os produtores e garantir a qualidade dos produtos oferecidos aos visitantes. Os doces da Fenadoce de Pelotas são supervisionados diariamente durante a manhã, tarde e noite para oferecer qualidade e higiene ao público. A UFPel, juntamente com o Curso de Química de Alimentos, tem se empenhado e se dedicado a entregar o melhor controle de qualidade possível aos doces, que são feitos aqui na região Sul do estado e têm alcançado o país inteiro sendo reconhecida como a Capital do Doce.

O Curso de Química de Alimentos é responsável pelo controle de qualidade e pela análise de todos os doces que são feitos. Através dessa análise, se garante o selo dos doces de Pelotas da Fenadoce, relatou Patrícia Borba, da PREC Pró Reitoria de Extensão e Cultura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fabíola Silva é aluna do 3º semestre do Curso de Química de Alimentos, e explicou um pouco desse processo do controle de qualidade. Alguns doces da feira são levados para o Laboratório de Microbiologia de Alimentos, da UFPel, para realizar uma análise mais precisa sobre bactérias ou microrganismos que podem estar presentes nos doces.

As bancas de doces são analisadas para manter uma boa qualidade e não oferecer nenhum perigo à comunidade. O selo de qualidade é importante para manter um padrão em todas as bancas. Como os doces de Pelotas são muito conhecidos pela sua variedade, como o bombom de morango e o quindim, o padrão dos doces deve se manter o mesmo em todas as bancas, como o tamanho, a largura e o peso.

Para Júlia Teixeira, também aluna do 3º semestre do Curso de Química de Alimentos, participar do projeto é importante. A estudante estava ansiosa para atuar juntamente com o controle de qualidade dos doces. Os alunos do curso realizam essas análises todos os dias, em grupos diferentes nos três turnos da manhã, tarde e noite.

As alunas do Curso de Química de Alimentos UFPel, Júlia Teixeira e Fabíola Silva. Foto: Vanessa Centeno

Comentários

comments

Você pode gostar...