UFPel leva musicalização vocal e instrumental à escola do Areal

Por Juliana Santos

 O projeto de extensão da UFPel “Musicalização vocal e instrumental na E.E.E.M. Ginásio do Areal” tem como objetivo introduzir o ensino da música às crianças do ensino fundamental da E.E.E.M. Ginásio do Areal, possibilitando conhecimentos técnicos e práticos de violão e canto. O ensino da música é visto como uma forma de desenvolver auto-estima, coordenação, socialização, musicalidade e o coletivo das crianças.

Coordenadora do projeto e professora de música, Isabel Hirsch. Foto: Juliana Santos

Coordenadora do projeto e professora de música, Isabel Hirsch. Foto: Juliana Santos

Quatro alunas do curso de licenciatura em música se deslocam semanalmente até a escola para ensinar as crianças. Elas se dividem em dois grupos: o primeiro busca ensinar a musicalização vocal às crianças das séries iniciais do ensino fundamental; enquanto o segundo introduz noções básicas de violão às séries finais.

A coordenadora do projeto e professora de música, Isabel Hirsch, explica que por muitos anos o ensino da música esteve fora dos currículos escolares, fazendo com que houvesse uma mobilização de vários grupos para que ocorresse o retorno às escolas. Hoje existe uma lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica, mas nenhuma instituição cumpre a regra, e acaba por introduzir o ensino através das aulas de Artes, juntamente com dança e teatro, não garantindo o ensino da modalidade de forma específica.

Isabel comprova o que os estudos dizem sobre a música ajudar na concentração das crianças. Ela comenta que as professoras da escola relatam que os alunos com mais dificuldades melhoraram na qualidade dentro da sala de aula. “Na escola são feitos jogos para despertar a concentração, que vai refletir nas outras disciplinas depois. A música é a atividade mais completa de todas. Envolve a parte afetiva na melodia e a parte humana no ritmo”, garante a professora da UFPel.

Para o futuro, a coordenadora deseja que outras escolas percebam a necessidade de ter o ensino da música em seu currículo “A arte tem o poder de qualificar o aluno nas coisas inerentes ao ser humano e a sala de aula é o espaço mais democrático para que todos tenham acesso”, diz Isabel.

Ao comentar sobre a importância do vínculo com um projeto de extensão, a professora de música pensa que o aluno que se insere dentro de um projeto, tem uma visão muito diferente daquele que nunca terá esse contato. “O que eles aprendem em sala de aula é transmitido para seus alunos. Como eles serão professores também, já têm a experiência da prática, dentro do curso. Ao ver os colegas trabalhando, vão aprendendo em conjunto”, orgulha-se a professora.

Comentários

comments

Você pode gostar...