UFPel atua na Semana Mundial do Brincar

Por Bibiana de Moraes Dias

Nesta semana, que começou na segunda-feira (22), aconteceu a Semana Mundial do Brincar e a UFPel através do PET-GAPE (Programa De Educação Tutorial – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular), PET – Educação, Nufolk (Núcleo de Folclore da UFPel) e estudantes de licenciatura em Pedagogia, promoveu diversas oficinas e atividades com crianças das escolas do município.

“O Brincar que Encanta o Tempo” é o tema da Semana Mundial do Brincar esse ano. No Brasil, quem promove a Semana é a Aliança pela Infância. Tem como objetivo valorizar a brincadeira para a criança e ressaltar a sua importância para pais e educadores, a Semana do Brincar reúne profissionais de diversas áreas que realizam ações ao redor do mundo.

FOTO: divulgação

A semana foi de programação intensa para os estudantes e professores envolvidos, de acordo com as tutoras dos projetos, as atividades são enriquecedoras não só para as crianças, mas também para quem as propõe, como relatou a tutora do PET-GAPE, Lilian Lorenzato: “Na formação de professores, dos estudantes de Pedagogia, ao se trabalhar com as memórias e as brincadeiras se está revisitando a infância e isso é um ponto forte para a formação desses profissionais pois traz o mundo da criança, contado pela própria experiência, para o centro da formação docente.”

Para Cristina Rosa, outra das tutoras do PET – Educação é importante envolver estudantes, docentes e a cidade de Pelotas (escolas, crianças, mães, professoras) em um grupo de atividades.

-Isso é o espírito da extensão Universitária – diz Rosa.

FOTO: divulgação

Foram realizadas rodas de leitura, atividades lúdicas, oficinas de brincadeiras, sessões de cinema e muitas outras atividades. O fato das atividades terem sido desenvolvidas dentro das escolas cria um ambiente diferente explica Lilian, que destaca o resgate de uma parte da infância e do mundo do brincar pra dentro da escola. Para a tutora, estas ações precisam estar no mundo da escola.

– O fato de termos entrado para as salas e quebrado com a rigorosidade escolar, também é necessário para o aprendizado, faz e traz para aquele espaço tudo aquilo que parece não pertencer mais à escola. E que se faz tão necessário para as crianças se desenvolverem plenamente – afirma Lilian.

Foram realizadas atividades também com os professores, que conversaram e receberam as propostas dos estudantes.

– Esse tipo de interação é fundamental, pois os estudantes ouvem a escola em um ambiente propício ao diálogo – explica Rosa que considera que o projeto foi bem sucedido.

Encerrada a Semana Mundial do Brincar 2017 o sentimento para a UFPel é de dever cumprido. As atividades desenvolvidas agregaram para todos, estudantes, crianças, professores e toda a comunidade escolar, pois foram momentos de troca e aprendizado na forma de brincadeira. Mais detalhes sobre a agenda de atividades: PET – GAPE, PET – Educação, NUFOLK.