Titãs – Doze Flores Amarelas

Ópera-rock conta a história de três Marias. Foto: Divulgação/Silmara Ciuffa

Por Douglas Dutra

No álbum de estreia dos Titãs, composta pelos ex-Titãs Branco Mello (voz e baixo), Sérgio Britto (voz e teclados) e Tony Bellotto (guitarra), Doze Flores Amarelas, a banda apresenta uma ópera-rock elaborada por Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva.

Nesta, que talvez seja a primeira ópera-rock brasileira desde O Filho de José e Maria, de Odair José, lançada em 1977, os Titãs apresentam em três atos e 25 músicas a história de três Marias.

Num futuro desconhecido, há um aplicativo (o Facilitador), que as pessoas usam para receber orientações, fazer perguntas e buscas. As três Marias, colegas de faculdade, vão a uma festa e são abusadas sexualmente por cinco homens. A história se desdobra a partir desse acontecimento que marca a vida das mulheres.

Fonte: divulgação/Universal Music

O álbum mescla o conceito do álbum com uma crítica à tecnologia e a cultura do estupro da sociedade machista.

Também é bastante visível a inspiração nas óperas-rock clássicas dos anos 70. Na primeira parte do ato II é bastante aparente a inspiração da ópera-rock Tommy, do The Who, tanto na temática com na sonoridade.

Como toda boa ópera-rock, é necessária mais de uma audição (ou várias) para compreender melhor o seu enredo.

Além dos três Titãs, Doze Flores Amarelas conta com as vozes de Corina Sabba, Cyntia Mendes e Yas Werneck no papel das três Marias. Um show do espetáculo, com direção e cenários de Otávio Juliano e Hugo Possolo, gravado dia 12 de maio, será lançado nos próximos meses.

O álbum, que foi lançado em três partes, durante três semanas, está disponível nas plataformas digitais. O Em Pauta uniu os três atos em uma playlist que você pode ouvir no Spotify.

Comentários

comments

Você pode gostar...