Tênis de Mesa estreia com grandes partidas nos Jogos da UFPel

A inclusão desse esporte foi uma das grandes novidades desta edição.

Por Marisa Campos / Agência Em Pauta

Foto ilustrativa. Foto: Reprodução Pixabay

No sábado, 8 de julho, houve mais uma etapa dos Jogos da UFPel no campus da ESEF. Desta vez, partidas de Tênis de Mesa foram disputadas. O esporte é uma novidade na edição deste ano, assim como o Xadrez e a Corrida Rústica.

Ao longo do dia, foram realizadas mais de 30 partidas contando as fases classificatórias, eliminatórias e as finais, com a participação de atletas de diversos cursos, nas categorias feminina e masculina.

O Tênis de Mesa já possui seus campeões. Foto: Reprodução/Instagram Jogos da UFPel

Diferente dos outros esportes disputados, dos quais as fases classificatórias e as finais acontecerão ao longo dos meses de agosto, setembro e novembro, o Tênis de Mesa já possui seus campeões, confira:

Categoria feminina:

1º lugar: Martina Alves – Atlética Centauro (Engenharias)

2º lugar: Nikole Ferreira – Atlética do Centro de Artes

3º lugar: Ana Clara Moreira – Atlética Sanatório (Direito)

Categoria masculina:

1º lugar: Renato Rizzo – Leiga (Medicina)

2º lugar: Thomas Kanomata – Atlética Agronomia

3º lugar: Bruno Macedo – ESEF (Atlética Educação Física e Fisioterapia)

O Em Pauta Web conversou com os vencedores das categorias feminina e masculina, o estudante de Medicina, Renato Rizzo, e a estudante de Engenharia Civil, Martina Alves.

Você sempre jogou Tênis de Mesa? Qual é a sua relação com o esporte?

Renato: “Treino desde os 10 anos de idade. Iniciei participando dos treinos em meu colégio, no interior Paulista, e depois fui para o centro de treinamento na mesma cidade. Participei de diversos torneios em nível estadual. Reduzi meus treinos no momento que fui fazer cursinho em São Paulo, embora tenha conhecido alguns centros de treinamento na capital.”

Martina: “Eu já joguei tênis de mesa no ensino médio, alguns campeonatos pelo IFSUL, mas nunca foi um esporte com que tive muito contato, mesmo gostando muito de jogar.”

O que você achou de o Tênis de Mesa ter feito parte dos jogos da UFPEL? Foi importante?

Renato: Fico feliz de terem incluído o Tênis de Mesa nos Jogos da UFPel. Infelizmente não é um esporte amplamente disseminado no país. Aqui na região Sul é pouco comum o esporte. A inclusão da modalidade é importante para divulgar o esporte e disseminar a sua prática no meio acadêmico.”

Martina: Fiquei bem feliz que o tênis de mesa fez parte dos jogos da UFPEL, pois assim deram importância também para um esporte que tem menos reconhecimento pela maioria das pessoas, então achei sim bem importante terem colocado.”

Como foram as partidas? Muito difíceis?

Renato: “Como a maioria do pessoal não conhece o esporte de forma íntegra, as partidas, em geral, foram tranquilas. Perdi apenas 1 set no torneio, na final. Os últimos 2 jogos foram contra atletas que, assim como eu, tiveram uma iniciação no esporte e apresentaram um bom jogo. Como tenho um pouco mais de treino e experiência, acabei vencendo.”

Martina: “As partidas foram difíceis sim, principalmente a final, o nível entre todas participantes estava bem parelho.”

Como se sente em ter ficado em primeiro lugar?

Renato: “Fico contente pelo meu resultado. É gratificante participar de competições onde posso representar minha faculdade no meu esporte.”

Martina: Fiquei muito feliz em ter ficado em primeiro lugar e ter trazido isso para minha atlética. Adorei participar do campeonato e se continuar tendo vou participar de novo.”

Os Jogos da UFPel ainda continuam, nos meses de agosto, setembro e novembro acontecem mais partidas das fases classificatórias, eliminatórias e as finais de outros esportes como Futsal, Vôlei, Basquete, Xadrez, Handebol e Rústica, basta acompanhar todas as informações no Instagram dos Jogos da UFPel.