Smed lança a programação da comemoração do Dia Mundial Contra a Aids

Por Jean Carlo dos Santos

A Secretaria de Educação e Desporto de Pelotas (Smed) está preparando diversos eventos para comemorar o Dia Mundial Contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro. A programação contém várias ações e eventos que tem como objetivo conscientizar a população, entre eles: concurso de cartazes; prevenção nas escolas; testes de HIV, que serão oferecidos gratuitamente à população nas escolas e ruas da cidade, além de distribuição de materiais informativos sobre a doença. Já há ações programadas pela Smed acontecendo desde o dia 18, e elas continuaram acontecendo até o dia 12 de dezembro.

Confira a lista completa com a programação:

Dia 25/11 – Lançamento da Campanha do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” através da mídia.

De 18 a 28/11  – Prevenção das DST/HIV/Aids nas escolas de diversas formas: concurso de cartazes (dois por escola) com a temática alusiva ao “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”. Entrega dos cartazes deverá ser feita até o dia 28 de novembro na Smed no Departamento Pedagógico.

Dias 2 e 3/12 –  Festival de arte no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense.

Dia 05/12 –  Entrega dos prêmios às seis escolas vencedoras do concurso de cartazes, às 9h no auditório da Smed.

De 25/11 a 12/12 –  Intensificação das ações de informação e orientação educativa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltadas para a comunidade, além de disponibilizar o teste rápido para HIV e sífilis para toda a população.

Dias 26 e 27/11 –  Blitz Pela Vida com distribuição de material informativo, preservativos e lixocars, na avenida Bento Gonçalves nas esquinas da General Osório, da Praça 20 de Setembro e da Marcílio Dias. O horário será entre 14h e 16h.

Dia 29/11 –  6º Encontro Aids e Religião na rua 3 de Maio, 1.068, entre 9 e 17h.

Dia 1º/12 –  Tenda do “Fique Sabendo” disponibilizando teste do fluido oral e distribuição de material informativo e preservativos no Largo Edmar Fetter, entre 8h30min e 17h30min.