Classificatória ao Freio de Ouro ocorre em Pelotas

Por Alexandre Quevedo

No próximo final de semana será a vez de Pelotas (RS) receber uma classificatória ao Freio de Ouro 2014. A seletiva, que será a quinta do ciclo, vai ocorrer na Associação Rural do município.

Foto: Fágner Almeida

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mauro Ferreira, afirma que esta será a classificatória onde a raça vai correr “em casa”, visto que Pelotas é a sede da entidade. O dirigente destaca também a qualidade da estrutura que será disponibilizada para o evento como um dos fatores para uma expectativa positiva para as provas. “É uma prova tradicional, com uma boa pista e o gado qualificado da região pode ajudar a fazer a diferença. Além disso temos toda a comodidade de estar organizado um evento no município sede da Associação”, ressalta.

Veja a programação no final da matéria

O Freio de Ouro

Freio de Ouro é uma ferramenta de seleção equina que completa não só um animal com uma conformação mais harmônica, mas também um cavalo extremamente funcional. A final ocorre no parque Assis Brasil em Esteio/RS, durante a Expointer. Para chegar até lá os competidores passam pela etapa credenciadora, que habilita para as provas classificatórias da grande final do Freio de Ouro.

Com o Freio de Ouro, a raça conquistou a atenção da mídia, ganhou programas de televisão, revistas e sites especializados e exclusivos. E mais, despertou o interesse comercial dos mais atentos empreendedores. Segundo uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), a criação de Crioulos movimenta mais de R$ 1,28 bilhão e gera 238 mil empregos por ano no país.

A ABCCC

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos é a entidade com a função de manter o padrão da raça Crioula, bem como estimular e fomentar a criação deste cavalo. A instituição reúne mais de 49,5 mil criadores, proprietários e usuários de cavalos Crioulos, distribuídos em todo o território brasileiro, além do Uruguai, Paraguai, Argentina e Estados Unidos.

Confira a programação da Classificatória de Pelotas

15 de maio (quinta-feira)

8h – Início do julgamento da Morfologia Passaporte

14h – Julgamento dos Campeonatos e Grandes Campeonatos