SiSU convoca aprovados para realização de matrícula

Com encerramento das inscrições no final de fevereiro, o Sistema de Seleção Unificada começou a convocação dos aprovados no último dia 02 

Por Yasmin Arroyo / Em Pauta

Em 2023, o Ministério da Educação prolongou o período de inscrições do SiSU em 4 dias, até 24 de fevereiro. Durante o dia, os candidatos podem escolher duas opções de cursos ou universidades, e à meia noite eles recebem sua colocação do dia anterior na vaga preenchida. No último dia de inscrição deve-se manter as opções que almejam, após esse período não há mais a possibilidade de ver sua posição, já que a próxima fase são as convocações. 

Gustavo Dziekaniak ingressou no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do SiSU. / Foto: Gustavo Dziekaniak

 

O candidato Gustavo Dziekaniak, aprovado em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), relata que o prolongamento das inscrições causaram angústia: “Esse é o primeiro ano que o SiSU durou mais que o normal, e só essa notícia foi recebida de maneira bem ansiosa, pois com o prolongamento o medo maior era que a concorrência pelas vagas aumentassem. Todos os dias eu checava minha colocação, até no carnaval tirava um tempinho para olhar”. 

O que é o SiSU?

O SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual, após a realização do Enem, qualquer candidato que tenha realizado a prova e não zerado a redação, tem acesso às vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior.

Após 8 anos em queda, o número de participantes subiu. Foram 1.073.024 inscritos em  226.399 vagas para  6.402 opções de cursos em 128 instituições públicas pelo Brasil. O professor e coordenador Gustavo Ricci, imerso na trajetória vestibulanda de inúmeros alunos, afirma: “O SiSU é fundamental para qualquer vestibulando do país que deseja cursar um ensino superior de qualidade. É ele a principal porta de entrada para as principais universidades federais do país”.

Anna Lívia Luz, de Taubaté, realizou o sonho da universidade pública pelo SiSU. /Foto: Anna Lívia Luz

O diferencial do SiSU comparado a outras formas de ingresso são as oportunidades de localização. Os participantes podem se inscrever em qualquer região brasileira. A jovem Anna Lívia Luz, 18 anos, de Taubaté, interior de São Paulo, foi aprovada em Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. “O Sisu é a melhor coisa que já inventaram, ele ajuda muita gente, pessoas que não teriam oportunidade de entrar em universidade federal”. 

Comentários

comments

Você pode gostar...