Projeto Desafio retoma as aulas na próxima segunda-feira

Com opções presencial e remota, o projeto inicia o semestre de aulas preparatórias para os exames de acesso à universidade pública 

Por Gabriella Cazarotti

O Desafio contribui para a inserção de estudantes que não possuem condições de se manter em uma universidade privada/ Foto: Facebook Projeto Desafio

Na segunda-feira, 30, o projeto Desafio retoma as aulas com dois formatos de turmas, uma presencial à tarde e uma remota à noite, seguindo os pedidos dos alunos e participantes do projeto.

O Desafio é um projeto de extensão estratégico, gratuito e inclusivo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O caráter extensionista, que visa levar conhecimentos de dentro da Universidade para a comunidade, pode ser observado nas aulas do projeto. 

As aulas presenciais acontecem de segunda a sexta-feira, à tarde – das 13h30min às 18h, na sala de aula do Desafio, no Campus Anglo da UFPel (Rua Gomes Carneiro, n. 01 – Porto – Pelotas/RS)

Na modalidade remota, os alunos podem acessar a sala de aula virtual, via internet, de qualquer lugar e cidade, através de um celular, tablet, notebook ou PC de mesa. Não existe edital para as inscrições, as vagas são ilimitadas, pois o acesso é livre para todos que tiverem interesse em aulas preparatórias para o PAVE ou Enem. 

A coordenadora do projeto, Cátia Fernandes de Carvalho, explica o propósito do Desafio, “Ele é mais que um curso pré-vestibular, ele é um espaço de formação. Ele possibilita que as pessoas que o sistema exclui, sejam incluídas no espaço universitário. Nós não queremos apenas que o aluno entre na universidade, mas também que ele se entenda como cidadão, que ele perceba seus direitos e que lute por eles.” 

O impacto social de um cursinho público é notável e transformador, “O Desafio muda as condições de vida das pessoas. Ele alimenta a perspectiva de futuro. Muitas pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social podem melhorar a vida da sua família, gerando conhecimento, se empoderando e melhorando suas condições de geração de renda. A gente tem a ideia de que conhecimento é poder.” explica Cátia.

Entretanto, o projeto ainda possui questões a serem superadas. Um dos principais problemas do Desafio é a evasão. “Apesar dos avanços, o curso ainda enfrenta a dificuldade da grande evasão dos alunos. Isso não é por acaso. Está muito relacionado com os fatores sociais e econômicos do nosso público alvo. Nossa grande meta é mantermos esses alunos conosco até o final do semestre, para garantir um processo formativo de qualidade.” afirma a coordenadora. 

Para informações atualizadas e acompanhamento das atividades do Desafio, é possível conferir as redes sociais do projeto:

Comentários

comments

Você pode gostar...