Seriados: Uma indústria crescente no Brasil

Por Mateus Bunde

O “Oscar da televisão”, o Emmy Awards, ocorreu na noite desta segunda-feira (25). Os já conhecidos protagonistas da televisão americana têm seus nomes na ponta da língua dos brasileiros que acompanham os programas de um caráter desconhecido nas emissoras nacionais. São inúmeros os seriados que fizeram sucesso no país, desde a comédia The Big Bang Theory, transmitida pelo SBT, ao drama Breaking Bad, apresentado na Rede Record.

Os seriados caíram no gosto dos brasileiros por ser um compromisso semanal – diferente da diária novela. Enquanto se acompanha uma única novela ao longo da semana, o espectador pode muito bem acompanhar diversos tipos de seriados. E é essa variedade que sustenta o fato de as séries chamarem a atenção do público. Por ser focado, o telespectador assiste desde a comédia ao drama, passando pela ação ou pelo romance. Há uma variação, a qual foge da característica da novela, que possui um tema linear em foco.

Seriado que retrata produção de metanfetamina é o grande vencedor do Emmy 2014, com 6 prêmios. Foto: Divulgação (http://goo.gl/6JHw9U)

Seriado que retrata produção de metanfetamina é o grande vencedor do Emmy 2014, com 6 prêmios. Foto: Divulgação (http://goo.gl/6JHw9U)

O crescimento

Com o advento da internet, a globalização e o crescimento monetário da população, o mundo se abriu. O lazer se tornou outro. Filmes e séries caíram no gosto de adolescentes sedentos por algo aquém de um programa que há 30 anos ocupava a grade da televisão aberta. É o que afirma o colaborador do site Séries Maníacos, Mateus Borges. “Uma história diária desgasta e pode ficar chata fácil, já algo semanal pode ser melhor trabalhado, atender nichos e, assim, ampliam as possibilidades artísticas do meio”, disse.

VEJA TAMBÉM:

 – Confira os vencedores do Emmy 2014

 – Vince Gilligan admite “maozinha” da pirataria na popularização de Breaking Bad

Os downloads ilegais

Há o bem e o mal quando se trata dos downloads ilegais. Segundo o produtor de uma das séries de maior sucesso, Breaking Bad, Vince Gilligan afirmou em coletiva oficial que os downloads ilegais sempre serão um mártir para os produtores, mas faz uma ressalva na sua afirmação. “Há dois lados da mesma moeda. (A pirataria) levou muitas pessoas, que de outra maneira não teriam assistido a série, a assisti-la. O lado negativo é que teríamos ganhado mais dinheiro se todos esses downloads tivessem sido legais”, afirmou Vince.

A indústria brasileira e a produção de seriados

Na opinião de Mateus Borges, apesar do poder econômico de várias das emissoras brasileiras, estas insistem em investir no formato telenovela, e, portanto, acabam por ter recursos mínimos para o investimento em outras áreas artísticas. “Poucas emissoras brasileiras tem o dinheiro que as produções mais humildes de Hollywood possuem, e elas o investem quase todo no formato de telenovela. Enquanto um canal brasileiro possui três ou quatro novelas no ar, um canal americano possui, no mínimo, 15 seriados ocupando sua grade”, afirma Mateus.

Mateus atenta para o fato de os seriados sempre se renovarem. Se não dão lucro, imediatamente são cancelados, já com as telenovelas o tratamento é outro. “Com séries as coisas populares se filtram automaticamente, enquanto que uma “novela-fracasso” permanece no ar por meses”, completa.

Comentários

comments

Você pode gostar...