Semana dos Museus: Museu do Doce reúne diversas histórias no 1° Encontro dos Museus Coloniais da Serra dos Tapes

Por Júlia Gonçalves e Jéssica Lopes

Na tarde da última quinta-feira (16) o auditório do Museu do Doce integrou diversas histórias de diferentes instituições culturais no 1°Encontro dos Museus Coloniais da Serra dos Tapes. O evento teve a finalidade de criar vínculo entre esta rede de museus coloniais, além de apresentá-los aos aos presentes.

Representantes de cada museu participante da Semana dos Museus. Imagem: Jéssica Lopes

Participaram do encontro o Museu Histórico de Morro Redondo, o Museu Etnográfico da Colônia Maciel, o Museu Grupelli, o Museu da Imigração Pomerana e o Memórias and Andenken- Espaço de Memória que foram apresentados por representantes das instituições e todos trouxeram o seu contexto histórico de surgimento, expondo entre si, tanto os aspectos ou comum, quanto os distintos. Alguns objetos importantes dos acervos foram destacados nas falas, o que revelou o peculiar modo de vida no campo o qual a região tem como forte característica. Através de fotos e relatos ficou um convite aos participantes para que conheçam pessoalmente as histórias que naquela tarde foram contadas e pelo bom resultado obtido estima-se que ocorra novos encontros como este.

A semana dos museus tem sido uma caixa de surpresas, são momentos de muito aprendizado e emoções. É importante ressaltar que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem promovido os eventos por meio da Rede de Museus, um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) que tem por missão unir as instituições, projetos museológicos, acervos e coleções existentes na universidade, visando a implantação e manutenção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão, valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade. A integração do mesmo foi de extrema importância para o andamento desses eventos.