Semana Acadêmica movimenta as Relações Internacionais

Durante toda semana estudantes puderam debater temas relacionados à futura área de atuação.

Por Kímberlly Kappenberg

Chegou ao fim nesta sexta-feira, 14 de julho, a IV Semana Acadêmica das Relações Internacionais (SARI – UFPel), cujas atividades vinham acontecendo desde segunda-feira nos prédios do Lyceu Rio-grandense e do Centro de Integração do Mercosul.

O evento, que começou a ser preparado pelo Centro Acadêmico do curso há cerca de quatro meses, contou com a participação de 96 estudantes e outros 23 alunos que ajudaram na organização, além de dez professores palestrantes de diversas universidades da região, que foram convidados a compartilhar seus conhecimentos. Dentro da programação da SARI foram realizados ainda minicursos, rodas de conversa e apresentação de trabalhos dos alunos, nos períodos da tarde e noite.

Palestras lotaram o auditório do Mercosul (Foto – SARI-reprodução)

Entre as temáticas abordadas estiveram segurança internacional, gênero e relações internacionais, crise migratória, politica externa brasileira, recursos energéticos e relações internacionais e o Brasil nos BRICS – grupo político de cooperação do qual o país faz parte junto com Rússia, Índia, China e África do Sul.

Um dos destaques foi a conversa com a professora Tatiana Maia, coordenadora das graduações em História e Relações Internacionais da Universidade La Salle, que falou sobre a crise migratória global e a ação da comunidade internacional na temática, na noite de segunda-feira. Já na tarde de quarta-feira, a palestra com o professor Fabrício Pontin, do mestrado em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sobre “O fim do século americano? Instabilidade global e a reformulação da ordem liberal” lotou o auditório do Centro de Integração do Mercosul. Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e UniRitter também trocaram experiências com os futuros internacionalistas.

A presidente do Centro Acadêmico das Relações Internacionais, Sabrina Moura, conta que a IV SARI foi construída com base em assuntos atuais e que complementariam a formação dos estudantes, com participação livre para todos os interessados e de forma coletiva. “São eventos como esse que proporcionam contato com temas que não são tratados em sala de aula”,  afirmou Sabrina. A oportunidade de planejar o evento também foi positiva para ela, pois pôde aprimorar outras competências ligadas à carreira que escolheu, como liderança, organização e trabalho em equipe.