Semana Acadêmica do Jornalismo encerra com proposta de futuros eventos
Por Paula Adamoli
A 2 º Semana Acadêmica do curso de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas teve como tema “ As veias abertas do jornalismo”. Realizada pelo Diretório Acadêmico Euclides da Cunha, foi encerrada com uma proposta de novos eventos e novas semanas acadêmicas.
O evento trouxe várias propostas de palestras e oficinas sobre diversas áreas do jornalismo. Durante a semana, foram ministradas palestras sobre Mídia Impressa, Televisiva, Rádio Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Digital, A Democratização da Mídia e Literatura.
O Coordenador do projeto, Professor Ricardo Fiegebaum, avaliou a participação dos alunos durante a semana acadêmica como muito boa. “As perguntas foram pertinentes, o interesse dos alunos permaneceu constante até o fim das palestras, às vezes, variando de dias para dias, até pelos assuntos, mas a semana mostrou agradar a todos”, analisa.
A Semana Acadêmica reuniu não só alunos do curso de Jornalismo da UFPel, mas também alunos de comunicação da Universidade Católica de Pelotas e profissionais da área.
Para a Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico, Martina Mombelli, e para a Representante do Conselho Departamental, Maiara Marinho, a semana acadêmica já era um projeto pensado pela chapa antes de ser eleita. Logo que a chapa assumiu como gestão foram feitas reuniões para pensar o evento, como seria executado, quais seriam os palestrantes e como seria arrecadada a verba.
“A semana acadêmica foi pensada com muita antecedência e, levando em consideração algumas precariedades do curso, foram escolhidas palestras que complementassem o que o curso já tem e também trazer mais idéias; sendo o potencial de outros eventos que nós podemos organizar, além de outras semanas acadêmicas”, comentou Maiara.
Martina também conta que as palestras foram pensadas de uma forma geral, onde contentasse a todas as áreas do jornalismo, produção televisiva, vídeo jornalismo, jornalismo político e esportivo. Para elas, a avaliação do evento teve alguns erros básicos, mas como foi o primeiro evento a ser realizado pelo atual diretório, os próximos serão melhores.
“Pecamos em alguns pontos, onde podemos melhorar. Como foi a primeira experiência, acho que foi bom. Eu, particularmente, fico feliz com a participação de todos os estudantes, ao falarem que gostaram da programação e das atividades. Eu percebi que teve muita gente do curso que realmente acompanhou todas as palestras. Então, eu vejo de maneira positiva. Para mim ela fecha bem e os erros vão ser acertos para a próxima vez”, frisa ainda Maiara.
Muitos apontamentos feitos pelos palestrantes foram válidos, principalmente aos estudantes. A forma como o jornalismo brasileiro vem se portando ao noticiar os fatos, a maneira como vários palestrantes apontaram o telejornalismo brasileiro, a questão do diploma e outras abordagens feitas ao longo dos dias, contribuíram a todos. A receptividade dos presentes também foi recíproca. Ao abrir para as perguntas, o público, em sua maioria, mostrava inquietude aos temas, questionando os palestrantes.
Confira a entrevista em vídeo, na matéria de Juliana Santos: