Saque pra fora

Por Tallis Machado 

O voleibol brasileiro sofreu um duro golpe há pouco mais de mês quando o repórter do canal ESPN Brasil, Lucio de Castro, revelou o “Dossiê Vôlei”. O esporte mais laureado até então por sua organização, pelos bons investimentos e por seus inúmeros títulos teve a sua credibilidade duramente abalada com as denúncias sobre favorecimentos a empresários e pagamentos indevidos a pessoas próximas ao ex-presidente da CBV Ary Graça.

As acusações inclusive geraram a renúncia de Ary Graça, que acumulava os cargos de presidente de CBV e chefe da Federação Internacional de Voleibol. Mas essa situação acabou por escancarar um grande mal que aflige toda a sociedade em geral nos dias atuais.

Infelizmente, nem o esporte que parecia mais confiável no Brasil passou incólume dos maus dirigentes. E isso abre um espaço para uma grande reflexão necessária a todos nós realizarmos. Se até no vôlei brasileiro ocorrem problemas dessa espécie, o que acontece com outros esportes menos divulgados? Estamos chegando a um ponto em que confiar em qualquer espécie de dirigente esportivo é meramente impossível.

Brasil foi campeão olímpico em Barcelona (Foto: divulgação: (http://www.surtoolimpico.com.br/2012/01/primeira-geracao-de-ouro-do-volei.html)

Brasil foi campeão olímpico em Barcelona (Foto: divulgação: (http://www.surtoolimpico.com.br/2012/01/primeira-geracao-de-ouro-do-volei.html)

Esportes como atletismo, basquete e tênis também já passaram por dificuldades do mesmo gênero. Más administrações acabam por corroer o sonho de muitos jovens que chegam até a desistir de serem esportistas pela falta de apoio por parte dos chefes das confederações de cada esporte. E o que fica para o futuro? Como esperar que o país cresça olimpicamente?

O vôlei sem dúvida até então era um dos poucos esportes que gozavam de umgrande prestígio, mas agora a dúvida fica no ar: será que tudo que vimos foi criado ou construído a base de fraudes e irregularidades? São respostas que se nada for averiguado com o devido afinco o povo nunca irá saber.

Grandes nomes do esporte, como os técnicos campeões olímpicos Bernardinho e José Roberto Guimarães, já se manifestaram a favor de uma ampla investigação para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível. Até mesmo o principal patrocinador da CBV, o Banco do Brasil ameaçou o corte do repasse da verba caso nada seja apurado. O que poderia gerar um prejuízo sem tamanho para uma modalidade que é a maior responsável por medalhas olímpicas do Brasil.

O fato é que a grande repercussão dos dados revelados pelo canal ESPN Brasil abriram uma grande mancha no voleibol nacional. E tudo que daqui para frente ocorrer na CBV terá atenção redobrada e será fiscalizada com muito mais atenção. O que não deixa de ser uma coisa boa, pois assim quem sabe diminuam os casos de irregularidades no esporte Brasileiro.

Mesmo passando pela maior crise das últimas duas décadas, o voleibol ainda possuiu uma imagem de muito prestigio perante o grande público. Mas quem realmente vive do vôlei cobra e merece um esclarecimento verdadeiro dos fatos para que a não fique uma mancha irreparável nas quadras brasileiras.

Comentários

comments

Você pode gostar...