Ruas de Lazer realiza sua 11ª edição no bairro Navegantes

O projeto de extensão organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, em parceria com a UFPel, expõe atividades socioeducativas impulsionando o acesso à cultura e lazer nos bairros de Pelotas

Por Gabriele Brittes / Agência Em Pauta

Foto: Gabriele Brittes

No último domingo (27), o Campo do São Jorge, localizado no bairro Navegantes, recebeu o projeto de extensão Ruas de Lazer, que propôs diversas atividades para a comunidade, a fim de garantir o acesso à cultura e entretenimento nas regiões mais carentes do município.

O Ruas de Lazer iniciou suas atividades no ano de 2022, com o objetivo de ampliar os espaços de entretenimento para a população após o período de pandemia. Segundo Nicole Fonseca dos Santos, bolsista do projeto, para este ano, a proposta é a inserção e intervenção nos bairros, dialogando com as comunidades saúde, educação e cultura em forma de lazer. “Queremos trazer essas modalidades de atividades físicas para essas pessoas que não têm livre acesso e proporcionar que em um domingo do mês, a comunidade desfrute de tudo que a educação física pode nos proporcionar.”

Foto: Gabriele Brittes

Algumas atividades com skate foram propiciadas na quadra em que as crianças praticaram o esporte, além disso, tarefas com expositores parceiros, como o projeto Maria Poeta divulgando feira de itens artesanais, promoveu a interação dos moradores com assuntos dos mais variados segmentos. Entre eles, a conscientização sobre Sustentabilidade e Geodiversidade de Pelotas e municípios vizinhos.

“Partimos de uma perspectiva da comunicação científica. São esses conceitos de Geoparque, Geodiverisidade e Geopatrimônio que nascem dentro da comunidade científica. Mas há o entendimento de que para o Georparque se tornar uma realidade, ele precisa ser apropriado por parte da população.

“Nossa intenção aqui hoje, é comunicar e auxiliar na comunicação e sanar essas dúvidas por meio dos banners e gerar essa interação mair com a população. Compreendemos que a Geoeducação também é um canal importante, a educação geocientífica. Educar crianças, jovens e adultos para o entendimento dessa Geodiversidade que nos cerca.” Ressaltou Adriano Simon professor do programa de pós-graduação em Geografia e coordenador do Projeto Geoparque Paisagem das Águas.

Foto: Gabriele Brittes

As atividades realizadas pelo Projeto Geoparque Paisagem das Águas proporcionou interatividade principalmente das crianças, com os principais elementos da paisagem local objetivando proximidade e conexão de espaços já conhecidos ou não. Também foram ofertados quebra-cabeças, a hora do conto e a votação de paisagens preferidas pelos moradores, impactando no entendimento do processo da água e memórias afetivas derivadas de espaços já frequentados e os impactos destes nos dias atuais.

Foto: Gabriele Brittes

A Central Única das Favelas de Pelotas proporcionou a instrução de skate para as crianças além de fomentar o diálogo sobre a violência de gênero através do núcleo Maria Maria. O coordenador da CUFA de Pelotas Sandro Mesquita, informou sobre os trabalhos realizados pela organização e as perspectivas para as próximas edições do Ruas de Lazer.

“Desenvolver este projeto no bairro Navegantes para nós é de suma importância porque estamos sempre procurando de alguma forma, fomentar a cultura, uma vez, que se tem conhecimento da importância desses espaços de convivência e lazer que estão escassos dentro do bairro. Então é importante não somente para os grupos artísticos e culturais mas, também para a comunidade que muitas vezes em um Domingo a tarde, não tem muita expectativa de usufruir de um lugar de entretenimento. Ressalto também a importância de descentralizar e estruturar melhor o projeto, para que próximos bairros também possam receber  um evento com qualidade.” Enfatizou ele.

Outras atividades de segmentos da saúde e atividades físicas também foram disponibilizadas na 11ª edição do Ruas de Lazer, entre eles o Projeto Tênis de Mesa,  desenvolvido por alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas além da presença do Conselho Municipal de Saúde que disponibilizou panfletos para gerar o conhecimento sobre a assistência de saúde pública, além de ofertar atendimentos de primeiros- socorros.

Para acompanhar as próximas edições do Ruas de Lazer e outras informações basta acessar a página oficial do projeto no Instagram. Para a inscrição de expositores e parcerias, é necessário preencher o formulário disponibilizado na bio do perfil oficial do projeto de extensão.