Rita Lee: Novo livro e nova fase de uma vida mutante

Após a cura de um câncer no pulmão, Rita Lee anuncia a pré-venda de seu novo livro

Rita Lee anuncia nova autobiografia para maio. Foto: Reprodução/Amazon

Por Yasmin Arroyo / Em Pauta

Com o sucesso de “Rita Lee: uma autobiografia”, a Rainha do Rock brasileiro anunciou em seu perfil no Instagram, sua nova autobiografia, a qual dedica à fase que esteve fora dos palcos e enfrentou um câncer de pulmão na pandemia de Covid-19. O lançamento será no dia de Santa Rita de Cássia, 22 de maio. 

O livro retomará os últimos três anos da cantora e, embora sejam anos sem shows, foi tempo de superação e muita criatividade. “Quando decidi escrever ‘Rita Lee: Uma autobiografia (2016)’, o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona Rita Lee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica.”

Revolucionária da música no campo feminino e dona de vários hits, a visionária musa de cabelos vermelhos tem uma legião de fãs pelo mundo inteiro. A professora Luciana Verssão, de 45 anos, fã de Rita desde criança, criou uma personagem nas redes sociais para poder alcançar sua ídola. Ana Verssão, a personagem criada, foi seguida e respondida pelos perfis de Rita e levou Luciana ao encontro e autógrafos da roqueira paulista. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Rita é praticamente um território, você pode mapear ela e encontrar vários tesouros. Ela sempre criou vários personagens para interagir no mundo. Foi uma vida conhecendo Rita Lee e há muitas pessoas que a amam. Com essa nova autobiografia ela está convidando a gente para ir com ela à pandemia e a um tratamento de câncer” diz a fã. 

A cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira é trilha sonora e inspiração de diferentes gerações. Sua excentricidade ecoa na vida de muitos e há inúmeros projetos que expõem a devoção. O bloco Ritaleena, presente no carnaval de São Paulo há 8 anos, revisita as músicas de Lee constantemente para, em cada carnaval, poder performar com a originalidade da musa inspiradora do grupo.

Bloco de carnaval “Ritaleena” no carnaval de São Paulo de 2023. / Foto: Léo Orestes

Para nós, trabalhar com a obra da Rita Lee é uma experiência extraordinária. É um material vasto que tem naturalmente muita conexão com o carnaval. A Rita Lee tem um lugar imenso na afetividade dos paulistanos e de todos os brasileiros em geral. Ela é amada por muitas gerações. Não é apenas “o calor de uma geração de fãs” é uma linha condutora da avó que ia nos festivais e gostava, que passou para a mãe que assistia TV Mulher, que passou para filha que ouvia na abertura das novelas e que chegou na neta que lê os livros. E cada geração tem uma leitura do que é a obra da Rita Lee” nos relata Alessa, vocalista do bloco. 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...