Férias Frustradas

por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Rusty Griswold (Ed Helms) é piloto de avião na EconoAir, uma companhia de baixo custo. Casado com Debbie (Christina Applegate), eles têm dois filhos, James (Skyler Gisondo) e Kevin (Steele Stebbins), que vivem brigando. Disposto a se divertir com a família, Rusty decide seguir os passos de seu pai (Chevy Chase) e comandar uma ida ao parque de diversões Wally World, localizado a muitos quilômetros de viagem. Rusty logo aluga um carro albanês, sem imaginar que a viagem em família será bem mais complicada do que imagina.”

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Em cartaz no Cineflix do Shopping Pelotas, essa é uma sequência de franquia cômica, com mesmo título, e faz uma homenagem aos quatro filmes anteriores: Férias Frustradas (1983), Férias Frustradas 2 (1985), Férias Frustradas de Natal (1989) e Férias Frustradas em Las Vegas (1995), apresentando fotos em um álbum de Rusty, no início do filme.

O mais interessante é que neste observamos uma sequência, um remake (mesmas cenas ou parecidas) e também um reboot (filme de uma franquia com novo elenco).

A trama se passa em torno do piloto que todos os anos planeja a mesma viagem de férias com a família. Mas neste ano ele resolve repetir o que viveu quando jovem, uma viagem por várias cidades, com a família.

A primeira providência é alugar um carro espaçoso e bom para todos, mas no fim de semana só encontra à disposição um carro albanês, Tartan Prancer, que será também personagem gerando bons momentos.

Claro que a geração atual não sabe, mas Rusty é tão atrapalhado quanto seu pai, embora seja otimista. E o que acontece a seguir faz parte de uma comédia de trapalhadas com certo apelo a piadas vulgares. E talvez seja o excesso dessa comédia, que poderia funcionar melhor sem isso.

Deixando a vulgaridade de lado temos bons momentos. O bullying do irmão menor em cima do maior, ao inverso do normal; o momento em que Debbie vai a sua antiga faculdade e se depara sendo venerada como a um mito; o banho nas águas termais e muitos outros.

Entre a saída de casa e o destino final há duas paradas obrigatórias: uma na casa da irmã de Debbie e outra na casa dos pais de Rusty (os protagonistas da franquia, Chevy Chase e Beverly D’Angelo).

E é na primeira parada que temos a divertidíssima participação de Chris Hemsworth no papel de cunhado de Debbie. Ele faz aquele cunhado lindo, perfeito, profissional de sucesso e que trata Debbie muito melhor do que deveria. Uma das cenas bem divertidas é quando ele entra no quarto dos hóspedes para ver se está tudo bem, apenas de cuecas.

Talvez não seja uma comédia hilariante que, aliás, andam escassas, mas cumpre seu objetivo. Tem boa fotografia e uma trilha sonora anos 80.

* * *

Assista ao trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...