ReciclAção: projeto de extensão da UCPel aborda saúde de trabalhadores de cooperativas de reciclagem

Iniciativa pesquisa a saúde dos recicladores em Pelotas (RS)

Por Amanda Kuhn/Em Pauta

Numa cidade com mais de 340 mil habitantes, seis cooperativas de reciclagem são responsáveis pela transformação de materiais reciclados em Pelotas (RS). Conveniadas ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), o ReciclAção é um projeto de extensão de saúde coletiva da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que tem como objetivo avaliar e melhorar as condições de saúde dos quase 100 trabalhadores das cooperativas.

O coordenador do projeto, médico e professor da universidade, Isaac Rodrigues de Lima explica que a iniciativa tem o intuito de melhorar e conscientizar os funcionários dos locais acerca da sua saúde: “É uma tentativa de melhorar sua condição de trabalho e saúde, seja por meio de conscientização da população de como descartar seu lixo, na orientação dos catadores/recicladores no uso de EPIs e cuidados necessários no manuseio do lixo, ou prestando atendimento em saúde”, esclarece.

Composto por 39 alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Direito e Serviço Social, o ReciclAção atua no mapeamento dos recicladores que trabalham nas cooperativas e catadores que moram perto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da UCPel. A equipe, então, recolhe as principais demandas, que segundo Isaac, são o acesso à saúde e o descarte incorreto dos resíduos. Agora, a próxima fase da pesquisa é disponibilizar o atendimento nos ambulatórios do município. A UBS Py Crespo será a primeira e irá receber os catadores da região de abrangência da unidade.

Atendimento essencial

As cooperativas de reciclagem são responsáveis por todo material reciclável, como papel, vidro e plástico. No entanto, é comum chegarem até as cooperativas todos os tipos de materiais, inclusive objetos contaminados nas mãos dos trabalhadores. “Esses trabalhadores estão diariamente lidando com condições insalubres, na maioria das vezes sem equipamento de proteção, então se faz necessário um acompanhamento regular dessas pessoas, para atualização de carteira de vacinação e exames periódicos e cuidados clínicos”, afirma o coordenador do projeto.

Para o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Pla, a ação é de extrema importância para o município e para os funcionários das cooperativas: “Os cooperados vêm de uma situação de vulnerabilidade social e econômica muito grande. Muitas vezes sua própria saúde fica em segundo plano. E essa situação se agrava quando se constata as condições insalubres do trabalho realizado por eles…Não raro, são observados diversos materiais contaminantes descartados inadvertidamente por parte da população na coleta seletiva, o que só agrava a situação. Iniciativas como essa são indispensáveis e importantíssimas na proteção do reciclador e sua família. A conscientização de todos, inclusive da população na hora do descarte dos seus resíduos é essencial para a segurança de todo o processo” diz.

Conscientização on-line

O ReciclAção também está presente nas redes sociais, como o Instagram e Youtube  compartilhando informações para a conscientização da população.

“Começar a transformar nossa cidade em uma cidade sustentável, que reaproveita seus resíduos de forma eficiente, respeita e reconhece as pessoas que trabalham na reciclagem”, compartilha Isaac.