Projeto usa programa “De frente com Gabi” para aproximar comunidade à UFPel

Por Juliana Santos

Cinco professores que compartilham o Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel cansaram de esperar por grandes congressos para que seus trabalhos sejam reconhecidos. Com a finalidade de difundir essas atividades para a comunidade acadêmica, os professores, junto de um aluno do curso de Arquitetura, criaram o canal no YouTube “De Frente com Gabi Cardoso”. Os vídeos carregam um tom irônico, satirizado, mas o assunto tratado é sempre sério.

Dentro do Laboratório de Urbanismo (LabUrb) é feito um pequeno estúdio para as gravações do programa-paródia do “De frente com Gabi”, de Marília Gabriela. Os entrevistados são convidados membros do núcleo da FAURB. Os vídeos descontraídos acabam por divulgar o trabalho dos docentes, além de conhecer os estudantes que compõem a UFPel.

O Nome “Gabi Cardoso” se deu devido a Andrio Cardoso, estudante e artista que imita a entrevistadora nos vídeos. Os amigos dizem que Andrio “é um aluno que tem veia artística para a imitação”. Reproduzindo os gestos dos professores no fundo da sala, chamou atenção dos componentes do LabUrb. “Ele foi bolsista de pesquisa mas nem gostava tanto das atividades. Um dia ele chegou mostrando o personangem da Marília Gabriela e achamos incrível”, conta o coordenador do projeto, Otavio Peres.

Confira também:

FAURB coloca bicicletas à disposição acadêmica, através do Ciclo-UFPel.

Vídeos são voltados para conhecer os trabalhos dos docentes e discentes da FAURB.

O coordenador do projeto relata que antes os professores precisavam esperar eventos como o Congresso de Iniciação Científica (CIC) para divulgar seus trabalhos, e ainda assim, só os interessados em arquitetura e urbanismo estariam a par. Otávio diz que a internet é a melhor forma de divulgar e compartilhar esses projetos. “O pessoal de hoje é muito interessado nessa cultura digital. Procurar esses modos alternativos de comunicação, incluindo essa coisa meio viral da internet, parece ser um bom caminho”, explica.

Logo após Andrio se dispor a fazer parte do projeto, ele foi funcionou por dois anos sem formalização antes de ser vinculado um projeto de Extensão da UFPel. Primeiramente eram realizadas entrevistas de estúdio e com o sucesso da personagem foram produzidos programas ao vivo do saguão da FAURB. A avaliação do projeto por quem participa é positiva.  As atividades que professores e alunos realizam dentro da universidade ficaram mais públicas. A ideia é ampliar o programa, de forma que ele atinja assuntos ou pessoas que não são da comunidade acadêmica.

ASSISTA A UM EPISÓDIO DO “DE FRENTE COM GABI CARDOSO”: