Pró-Reitoria de Ensino da UFPel promove mostra de cursos de graduação na 45ª Feira do Livro

Por Luíza Mattea

A 45ª Feira do Livro de Pelotas ocorre entre os dias 1 e 19 de novembro, no cenário da Praça Coronel Pedro Osório, tendo como tema desse ano “Cidade dos livros: patrimônio e imaginação”.  Em ações conjuntas com as Instituições Culturais e a Prefeitura de Pelotas, a feira apresenta uma programação repleta de eventos literários e culturais, realizados das 13h às 22h. Entre esses eventos estão inclusas apresentações escolares, musicais e teatrais, além de lançamentos literários e rodas de conversa.

Para o público estudantil, um evento deve ganhar destaque: a mostra de cursos de graduação da UFPel. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento visa divulgar, para os estudantes de Pelotas e região, os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Para isso, no dia 17 de novembro, das 9h às 18h, a feira será palco de uma exposição, bem como rodas de conversa com professores e alunos das mais diversas áreas.

Eleonora Santos, coordenadora da mostra, explica que será montado um corredor expositivo com espaço para banners referentes a todos os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. “Na roda de conversa os professores irão explicar suas áreas de conhecimento, além de destacarem as possibilidades de atuação profissional em cada área” explica. A coordenadora ainda enfatiza que serão realizadas oficinas e apresentações artísticas ao longo do dia, para que o evento se torne dinâmico e esclarecedor.

A divulgação foi feita por meio do contato com a Secretaria Municipal de Educação e pelos convites enviados as escolas de Pelotas, para o agendamento de visitas. “O objetivo é trazer os alunos concluintes do ensino médio para conhecerem as opções de cursos, áreas de atuação e esclarecer dúvidas referentes ao assunto, facilitando a escolha deles” destaca Eleonora. Assim, durante a manhã e tarde, alunos e professores estarão disponíveis para conversar com futuros universitários, compartilhando conhecimentos e auxiliando na escolha profissional.