Primeira turma de Jornalismo da UFPel: a concretização de um sonho

Por Graça Vignolo de Siqueira

Nossa primeira aula foi em 23 de março de 2010. Estávamos ansiosos, afinal o curso começava conosco. Na turma, mais de 50 pessoas. Todas ávidas por conhecimento e prática.

Conforme os semestres passavam, descobríamos que pertencer à primeira turma tinha lá suas dificuldades. Fisicamente, a faculdade se resumia a uma sala de aula. E estávamos intrometidos no espaço de Letras.

Aos poucos chegaram os mestres de Jornalismo, aulas práticas em outros espaços conveniados, dificuldades na locomoção, mas lá íamos nós, contentes. Afinal era tudo que queríamos.

Com o passar do tempo, alguns colegas desistiram, pediram transferência, reopção ou simplesmente desapareceram sem deixar rastros. Então, a turma foi reduzida a pouco mais de 30 acadêmicos.

Mas não pensem que estivemos calados. Fizemos tudo o que tínhamos direito: ouvimos, reivindicamos e fomos atrás de nossos objetivos. Cada um de nós procurou um caminho, um espaço, um estágio, um jornal ou uma agência.

Jornalistas são curiosos, inquietos, leem e escrevem muito. Gostam de contar histórias e estão sempre atentos ao que acontece ao seu redor. Não têm rotina.

Guiados por essa paixão, chegamos ao dia 25 de abril deste ano. Uma sexta-feira de outono que jamais esqueceremos. Dos mais de 50 estudantes iniciais, se uniram apenas 10 para a colação externa no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – FAEM.

Ali se encerrava uma etapa e um novo caminho se apresentava. Num ambiente de linda arquitetura, iluminado e decorado com as cores do curso, ali estávamos nós. Amigos, colegas, nem melhores nem piores do que no início, mas com mais conhecimento e experiência.

Dez acadêmicos que lutaram pelo curso, não deixaram que terminasse o sonho, que vibraram quando o MEC o reconheceu. Dez jornalistas que seguem juntos e separados, mas levam junto o título de pertencerem à primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

Não podemos reescrever nossa história e se pudéssemos faríamos exatamente igual. Essa história é também escrita pelas pessoas que fizeram parte dela ou ainda fazem. E o que fizemos ficou no tempo, mas não está perdido.

A primeira turma de Jornalismo da UFPel foi feita por todos nós que juntos decidimos que iríamos continuar. Foi feita pelos colegas que breve se formarão internamente, por nossos mestres que se transformaram em amigos, foi feita por homens que um dia decidiram que era hora da UFPel ter Jornalismo como outra opção de curso.

Perguntem a cada um de nós como estamos nos sentindo e todos dirão: felizes!

A primeira turma é um título histórico e nos sentimos honrados em recebê-lo. Seremos referência e exemplo para muitos, principalmente para aqueles que ousam acreditar num sonho e nunca desistem dele.

Foto: arquivo UFPEL

Foto: Mariana Siqueira