Pré-vestibular Desafio: envolvendo UFPel e comunidade em prol do conhecimento

Com 22 anos de existência, o projeto da UFPel já se tornou referência para outros cursos preparatórios.

por Andressa Machado

O projeto “Desafio” é um projeto de extensão da UFPel que surgiu há 22 anos por meio de estudantes da instituição. O professor de física do pré-vestibular, Alex Campos Souza, disse que a iniciativa “surgiu em um primeiro momento com a intenção de alfabetizar pessoas, mas após vários encontros, os estudantes decidiram dar início a um pré-universitário destinado para pessoas minoritárias que são de uma forma ou de outra excluídas na sociedade”.

No Desafio, todos os envolvidos exercem um trabalho voluntário. Atualmente, eles possuem em média 70 educadores, em sua maioria estando ainda em formação na UFPel. Além disso, o projeto ainda possui quatro coordenadores gerais, dois secretários e cinco coordenadores pedagógicos.

Imagem: Divulgação

Todo ano ingressam em média 250 estudantes para realizar o cursinho e preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, também, para outros vestibulares. Além disso, Alex ressalta um ponto importante sobre o Desafio: “Diferente de outros cursos preparatórios para o Enem, que tem com objetivo único a aprovação em vestibulares, cuja educação é uma educação bancária, o Desafio surge para desconstruir esses paradigmas tendo como referência a Educação Popular de Paulo Freire”.

Dessa forma, além de prepararem seus alunos para as provas, o Desafio também tem como objetivo proporcionar uma formação ética, moral e política para os estudantes.

O Desafio é destinado para pessoas de baixa renda e também é o curso popular mais antigo do Rio Grande do Sul. Sendo assim, se tornou referência para muitos outros cursos preparatórios.

A sede do curso se encontra no endereço: Rua Andrade Neves, 2222.

Informações sobre inscrições, turnos em que as aulas são oferecidas e documentos necessários para realizar as inscrições pelos telefones: (53) 3229-3640 e (53) 91047038 ou pelo e-mail: desafioufpel@hotmail.com