Porto: como um grupo de estudantes está contribuindo para a revitalização do bairro

Por Isabelli Neckel

Medo. Assaltos. Descaso. O que vem à sua cabeça quando o assunto é o bairro Porto? Se em épocas passadas o bairro foi símbolo do desenvolvimento econômico da cidade, hoje a região padece na insegurança, destacando-se como um dos bairros mais perigosos da cidade. Entretanto, um grupo de estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está trabalhando para que o bairro volte a ser reconhecido por sua riqueza cultural. Eles criaram “O Porto’’, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo principal é ocupar o espaço público da região, unindo comunidade e universidade em atividades culturais e de lazer.

A última festa junina uniu comunidade e universitários.

A proposta é simples: fazer o bairro Porto ‘’respirar’’ novamente. Para isso, eles organizam festas e eventos gratuitos. Os eventos acontecem na rua, abertos à qualquer pessoa que deseja participar. “Essas são formas de tornar o bairro ‘habitável’. Faz as pessoas quererem estar ali, não terem medo’’, diz Cláudio Techera, um dos responsáveis pela produtora de eventos ‘’O Porto’’.

Segundo Cláudio, o público está aderindo à ideia: ‘’A resposta está sendo boa. Nos motivando bastante’’. Maressa Carvalho, organizadora de eventos do grupo, confirma: ‘’Sempre ultrapassamos o número esperado de pessoas, que chegam já animadas para festejar. É muito gratificante perceber que os eventos que nós idealizamos se tornam palco de boas memórias de várias pessoas, independente da idade’’.

SAINDO DA BOLHA

Além de manter as culturas populares e ocupar o espaço público, outro objetivo do grupo é dar opções de entretenimento à comunidade do bairro. “Ao promover esses eventos, acessíveis a todos, criamos uma ligação da comunidade com os universitários, que é importante para que todos tenham mais fácil acesso aos espaços da universidade, mesmo que, no momento, esses espaços sejam de lazer’’, explica Maressa. ‘’Também é nossa intenção devolver o que recebemos estando em uma Universidade Federal’’, completa Cláudio.

Segundo os organizadores, o dinheiro arrecadado nas festas e eventos do grupo é destinado exclusivamente à outros projetos sociais. Para Claúdio, o apoio recebido da Universidade é mínimo: “estamos ali por amor e recebemos muito pouco retorno da faculdade. Temos várias pessoas talentosas e várias ideias. É triste não ter apoio e tudo isso ficar apenas no papel’’, explica.

O QUE VEM POR AÍ

O próximo evento do grupo é o Arraial – O Porto. A festa julina será no domingo, dia 9 de julho, às 16h, na rua José do Patrocínio. O evento é gratuito e aberto à todos. Algumas das atrações são o DJ e as comidas e brincadeiras típicas de São João. Para mais informações o grupo criou um evento no Facebook, basta acessar a página O Porto.