Ato público mobiliza São Lourenço contra as reformas e a favor das eleições diretas

Por Gabriela Schmalfuss Borges

Integrando a Greve Geral nacional em apoio às eleições diretas e contra a reforma trabalhista e da previdência, foi realizado na manhã de ontem (30) o ato público “Nenhum direito a menos! Diretas Já!” em São Lourenço do Sul. A ação, promovida pela Frente Brasil Popular no município, aconteceu a partir das 9h no Calçadão Central, entre as ruas Marechal Floriano e Alfredo Born.

Foto: Pedro Henrique Farina Soares

A mobilização se estendeu até o final da manhã e contou com manifestações artísticas, falas e panfletagem. Os quinhentos folders produzidos pela organização, a fim de explicar no que as mudanças nas leis de trabalho e previdência impactariam no cotidiano das pessoas, foram distribuídos integralmente. Um dos destaques do ato foi a apresentação da Companhia Teatral Misenscene: com roupas pretas, na performance os integrantes chamaram a atenção para o fato de que a democracia é um processo que só acontece e se constrói com a ajuda de todos.

“Pedimos a saída do Michel Temer porque o que temos hoje no país um governo ilegítimo”, afirmou Carlos Alberto, um dos organizadores da atividade. Ao longo do ato, falas reforçaram a busca pelo diálogo e aumento da participação popular. A ação também contou com o apoio de integrantes de movimentos como CPERS/Sindicato, Levante Popular da Juventude e Movimento Ambientalista Verdenovo.

“Estamos aqui para barrar o golpe e barrar o Temer”, afirmou o estudante Cícero, integrante do Levante Popular da Juventude. Segundo ele, o Levante busca representar a juventude nas escolas, periferias, cidades e no campo.

A professora Dóris Peglow, representante do CPERS em São Lourenço, parabenizou a grande adesão dos jovens. Sobre o momento político, Dóris afirmou que o projeto eleito não existe mais e o que está em vigência apenas retira os direitos da população. “Não foi eleito Dilma ou Temer, foi eleito um projeto de governo que foi retirado por um golpe”, afirma.

Outros eventos

Outras atividades que buscam debater a democracia no cenário político atual estão previstas para ocorrer em São Lourenço do Sul. Na próxima terça-feira (04), ocorre o evento “O Resgate da Democracia: a retomada da participação popular”. Para o advogado Pedro Henrique Farina, um dos palestrantes da atividade, o objetivo é oportunizar a retomada da participação popular no conjunto de decisões que interferem diretamente no seu cotidiano. “A importância de manifestações e eventos como este é trazer visibilidade aos retrocessos sociais que estamos presenciando e reforçar que somente por meio do fortalecimento da política, enquanto ação coletiva, é que conseguiremos compreender e retomar a nossa democracia”, afirma. A previsão é de que o debate ocorra no Campus São Lourenço da FURG, com a presença do sociólogo e professor Patrick Kovalscki, que abordará o contexto político e social do Brasil, e do também advogado, Maurício Raupp. Maurício e Pedro serão responsáveis por debaterem a viabilidade jurídica das diretas já.

Foto: Pedro Henrique Farina Soares

Já em agosto, está previsto o II Fórum pela Defesa da Democracia no município. Marcado para o dia 05, o evento acadêmico acontece também no Campus da FURG. Eixos temáticos vão girar em torno das diretas já, reformas da previdência e trabalhista.

Frente Brasil Popular

Todas as ações são promovidas pela Frente Brasil Popular do município. Fundada oficialmente em São Lourenço em maio deste ano, a Frente busca, com o apoio de toda a comunidade, a realização de ações democráticas e que incentivem espaços de debate. Suprapartidária (que está além dos partidos ou acima deles), a Frente Brasil Popular existe em diversos municípios do país e tem o objetivo de dar protagonismo ao povo, como resposta às práticas de desmanches e retrocessos das políticas sociais no Brasil e à onda conservadora que assola o país.