Conheça a história de três empresas que abriram durante a pandemia

Por Giordanna Benkenstein Vallejos / Em Pauta

 

De acordo com dados do IBGE, até junho de 2020, mais de meio milhão de empresas fecharam as portas devido à pandemia do Coronavírus no Brasil. Em um movimento contra a tendência, algumas pessoas ousaram empreender mesmo em meio a uma crise econômica.

Uma família brasileira voltou do México e a pandemia fez o marido perder o emprego antes mesmo de começar. Uma mulher era dona de uma fábrica de borracha que fechou, e a outra perdeu o emprego em um lugar que trabalhava há anos. De algo negativo como a perda de renda, nasceram três novas empresas em Dois Irmãos: Art Donuts, Le Pich e Restore Car.

Art Donuts

Às cinco da manhã, Diego Barcelos começa a preparar as massas para seus Donuts. Receita essa que levou um ano de tentativas e acertos, até chegar à forma atual, que é um sucesso entre os clientes pelo sabor e textura únicos. Acompanhado de sua sócia e esposa, Jenifer Staut, ele abre com um sorriso no rosto a pequena, porém aconchegante loja na Av. São Miguel, 650.

Mas antes disso acontecer, a família veio do México com dois filhos pequenos em busca de um emprego que foi cortado em decorrência da pandemia. Então decidiram apostar nos Donuts que conheceram no México, justamente por ser algo diferente e relativamente novo aqui no Brasil.

Para iniciar, Jenifer vendeu roupas femininas e ajudou Diego a comprar a primeira batedeira. Ele inicializou a venda dos doces em Campo Bom, somente por entrega. A receita começou a fazer sucesso e eles abriram no dia sete de novembro de 2020 a loja física na cidade de Dois Irmãos, por ser mais turística e segura.

De acordo com eles, uma das maiores dificuldades foi o aumento dos preços dos alimentos e da gasolina. Além disso, o fato de não ter escolas abertas fez com que eles tivessem que arcar com os custos de babá, como aconteceu com diversas famílias. Apesar desses impasses, Diego e Jenifer conseguiram continuar no mercado alimentício.

Na loja, muitas pessoas provaram o doce Donuts pela primeira vez, e o proprietário relata que alguns só viram em filmes americanos ou no seriado dos Simpsons. Na atualidade, o Art Donuts vende para as cidades de Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estancia Velha e Dois Irmãos.

Diego relata que muitos diziam que era loucura abrir em plena pandemia com duas crianças para cuidar, que não ia dar certo. E finaliza com a frase para os aspirantes a empreendedores “Tem que acreditar, gostar do que faz e ir atrás disso. Se te der um frio na barriga, vai igual”, afirma ele.

Le Pich

Todos os dias, Marlise Pich ajuda mulheres Plus-Size a se sentirem mais bonitas. Em sua loja pensada para esse público, ela auxilia as clientes com um sorriso no rosto a escolherem roupas que valorizam suas formas. Marlise é, entre outras formações, uma personal stylist, e esse conhecimento faz com que ela venda roupas pensadas para favorecer cada cliente, sendo um dos principais diferenciais da loja.

Antes disso, a empresária possuía uma fábrica de borracha que fechou, devido crise no mercado automotivo, e decidiu então abrir uma empresa com o objetivo de vender roupas com tamanhos maiores. Um dos motivos foi ter ouvido por diversas vezes a frase “Eu não consigo achar roupas que me caibam” ou até mesmo que “Pessoas Plus-Size não podem usar estampas”.

Segundo ela, a principal dificuldade em abrir a loja foi o valor alto dos alugueis em Dois Irmãos. Mas explica que escolheu a cidade mesmo com preços superiores pela segurança e limpeza que ela oferece. Em relação à pandemia, o maior impacto foi a falta de matérias primas.

Mesmo possuindo um e-commerce, o foco da Le Pich é o atendimento na loja física, por ser mais personalizado. Segundo a empresária, mesmo durante uma crise, o mercado da moda está bem aquecido e só tende a crescer.

A proprietária diz que a moda é extremamente gratificante, deixa as pessoas com a autoestima elevada e com um sorriso no rosto. Quando questionada sobre o empreendedorismo feminino, Marlise afirma “Mulheres arriscam mais, são mais comprometidas e quando elas fazem, fazem para dar certo”.

Restore Car

Em tempos onde o álcool gel e a limpeza às vezes são as únicas armas de combate ao Coronavírus, a oxi sanitização é um dos serviços mais requisitados na empresa, e é feita com o gás natural ozônio, que tem efeito germicida e é funciona para destruir bactérias, fungos e vírus, inclusive o Covid-19.

Na Restore Car são oferecidos serviços de estética e limpeza automotiva como polimento, aplicação de cera especial e tratamento de vidros. Os proprietários, Isabel Lehnem e Gian Birk, mostram que é possível uma empresa dar certo mesmo em meio a uma pandemia e ao mesmo tempo ajudar o próximo.

Isabel conta que o lugar onde ela estava empregada fechou, e como Gian, o marido dela, já trabalhava fazendo serviços de estética automotiva, em Fevereiro de 2020 eles decidiram se unir e abrir um ponto fixo na cidade. Porém, logo após essa decisão, os primeiros casos de Coronavírus começaram a aparecer e por esse motivo eles esperaram até o dia 3 de julho de 2020 para abrir o empreendimento na Avenida Sapiranga, 821.

Um dos impasses enfrentados foi à impossibilidade de fazer uma inauguração para divulgar o Restore Car, e a solução foi utilizar as redes sociais e jornais para promover o negócio. Outra questão foi à situação financeira da população, que criou uma tendência de redução de gastos.

De acordo com Isabel, o lado positivo foi que, “As pessoas ficaram mais solidárias umas com as outras e também começaram a se preocupar com a limpeza do carro, aumentando a demanda nesse serviço” explica ela. Como forma de ajudar no combate ao Coronavírus, a Restore Car oferece gratuitamente o serviço de oxi sanitização para a Brigada Militar de Dois Irmãos.

Para saber mais

Com o aumento do desemprego, empreender foi uma forma que a população encontrou para conseguir uma renda. De acordo com o Sebrae, em 2020 o número de novos MEI criados foi de 43 mil a mais que o mesmo período de 2019.

Uma questão a ser levantada é a permanência dessas empresas, já que segundo o IBGE, apenas 1 a cada 4 empresas sobrevive por mais de dez anos no Brasil. Para quem deseja abrir um negócio ou aprender como administrar o seu corretamente, o Sebrae oferece em seu site cursos online que ensinam desde como ter ideias de negócios até como controlar o estoque, gratuitamente.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...