Por que a “Copa das Copas”?

Por Lizandra Vilela e Juliana Santos

Quem acreditou que o país do futebol fosse passar vergonha este ano, se enganou. Desde a primeira fase, a Copa do Mundo no Brasil já está sendo considerada a melhor de todos os tempos. E isto não é apenas em campo. Que gols memoráveis ocorreram, que as zebras mais impensáveis aconteceram, todos sabemos. Mas, o que chama a atenção tanto dos brasileiros, quanto dos estrangeiros, nada ou, quase nada, tem a ver com a bola rolando. Dados apontam que hoje em dia, 66% da população acredita nos benefícios e é a favor do evento no Brasil, contra 51% na mesma época ano passado. Em se tratando de um país tão grande quanto o nosso, com tantas linguagens, costumes e preferências, os motivos para esta aceitação são diversos.

Os Latinos invadiram o Brasil

A integração entre os povos é sempre destaque em se tratando da Copa do Mundo. O futebol e tudo que o cerca mobiliza países do mundo inteiro, nos quatro cantos. Porém, aqui na América Latina, ele possui um diferencial. A paixão em jogar futebol parece ser cultivada com muito afinco.

Gerações são marcadas pelo amor a camisa de suas seleções e times. Nesta Copa, o que vimos é uma enxurrada de Argentinos, Mexicanos, chilenos entre outros, distribuídos e encarando a estrada para seguir suas seleções. A grande presença destes povos é um dos destaques desta copa.

Geração de empregos

Desde que o Brasil foi escolhido como sede, milhares de oportunidades de novos empregos surgiram. Em estudo realizado a pedido do Ministério do Turismo, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 está gerando cerca de 1 milhão de empregos no País. O número de postos de trabalho criados pelo Mundial equivale a mais de 15% dos 4,8 milhões de empregos formais registrados ao longo dos últimos 3 anos. A rede hoteleira, por exemplo, cresceu 28% desde 2009. Isto fez com que a geração de empregos alcançasse altos índices, contribuindo também para o crescimento deste setor.

Cultura Brasileira sendo apreciada

Uma das grandes queixas por parte dos brasileiros é a imagem que nosso país possui lá fora. Pensando nisto, o comércio típico de cada região teve seu espaço nesta Copa, e como grata surpresa, agradou os turistas. Na cidade de Recife, por exemplo, onde as praias naturais são sempre grandes atrativos, os comerciantes de artesanatos típicos da região já comemoram a procura dos estrangeiros nas feiras artesanais . Os estoques estão sendo reforçados e a estimativa é de que, até o fim do mundial, as vendas continuem.

A cerimônia de abertura da Copa mostrou ao mundo inteiro nossas diferentes culturas. Foto: Divulgação FIFA

A cerimônia de abertura da Copa mostrou ao mundo inteiro nossas diferentes culturas. Foto: Divulgação FIFA

Jeitinho Brasileiro

E como já era de se esperar, a Copa do Mundo FIFA 2014 está ocorrendo e sendo sucesso, em sua grande parte, por conta de nós brasileiros. O Jornal francês “Le Monde” destacou em reportagem, e nós conseguimos acompanhar que a nossa hospitalidade, apesar das vais para o hino do time chileno do último jogo da Seleção, deve ser muito elogiada. Os estrangeiros dizem que, ao se depararem com problemas de mobilidade urbana, ou com falhas da rede telefônica, encontram no sorriso dos brasileiros um meio de entrar no clima da festa.

Com estes destaques, conseguimos perceber que mesmo a Copa não sendo unanimidade, tendo que driblar as dificuldades para acontecer, o Brasil está tendo uma chance de se orgulhar e poder compartilhar com o mundo inteiro aquilo que nós brasileiros sabemos fazer de melhor.

NOVAS TECNOLOGIAS

A maior competição futebolística em terras Tupiniquins está estreando algumas tecnologias ainda não vistas em outras copas do mundo. Outro quesito para ser considerada a “melhor copa de todas” são esses novos aparatos que dão seu primeiro passo aqui, no Brasil.

VEJA MAIS:

Nova tecnologia pode dizer se foi impedimento ou não

Mundiais de Clubes de 2017 e 2018 podem ocorrer no Brasil.

Linha de gol

Às vezes o olho humano não consegue enxergar a bola em uma velocidade muito rápida. Em vista disso, a copa de 2014 utiliza da tecnologia da linha do gol, ferramenta que não agrada a alguns, que preferem a emoção do “foi não foi” gol.

O aparato científico se localiza na linha do gol, e fica responsável por confirmar a validação dos gols. Os equipamentos que ajudam árbitros e auxiliares foram testados primeiramente no mundial de clubes do Japão e na última Copa das Confederações.

A criação foi testada pela primeira vez na Copa de 2014, durante o jogo entre França e Honduras. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci fez uso do relógio que mostra a validação do gol, logo após as 7 câmeras localizadas dentro do gol confirmarem o chute certeiro. Se as câmeras que fazem o monitoramento em 3D não estivessem disponíveis na competição, aconteceriam fiascos como o do gol não validado da Alemanha, em 2010, na África do Sul, contra a Inglaterra.

O Spray para delimitar a distância e o local da bola parada em faltas foi utilizado pela primeira vez em copa do mundo. Foto: Yahoo

O Spray para delimitar a distância e o local da bola parada em faltas, foi utilizado pela primeira vez em copa do mundo. Foto: Yahoo

O que é aquele spray no chão?

No Brasil ele já foi usado em alguns jogos, mas o mundo estranhou. O spray é utilizado pelo árbitro para marcar uma linha a fim de manter a barreira a certa distância de uma cobrança de falta, ou local exato onde a cobrança deve ser feita.

A primeira vez que foi utilizado na copa de 2014, foi no jogo Brasil x Croácia. A invenção foi pensada por um mineiro há 14 anos e somente agora foi vinculada pela FIFA ao campeonato. A espuma dura no máximo um minuto sobre a grama e é composta por um material biodegradável.

Comentários

comments

Você pode gostar...