Federer vence David Goffin e conquista pela décima vez o ATP 500 de Halle

Rotina! Federer conquista mais um troféu. Imagem: Leon Kuegeler/ REUTERS.

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo (23), tivemos a final do ATP 500 de Halle, na Alemanha, mais um torneio dos treze que compõem a terceira série de campeonatos mais importantes patrocinados pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), abaixo dos Masters 1000 e do Grand Slam. Disputado em quadras de grama, este evento serve como preparação ao Slam mais tradicional da temporada, o Aberto de Tênis da Grã-Bretanha (Wimbledon). Na decisão, Roger Federer, um craque das quadras de grama, bateu o belga David Goffin em sets diretos e reconquistou o título na cidade alemã, perdido para o croata Borna Coric, em 2018.

Foi o décimo troféu de Federer em Halle, o terceiro na temporada e o centésimo segundo da inigualável carreira do tenista suíço, que é um dos principais favoritos para Wimbledon.

 

DESTAQUES DO ATP 500 DE HALLE

O ATP 500 de Halle é disputado desde 1993 e tem na figura de Roger Federer o seu grande vencedor. Com a conquista de hoje, o suíço possui dez troféus deste torneio e mais três vice-campeonatos, tendo chegado em quase metade das finais do certame. De quebra, Federer ainda tem um título nas duplas, obtido em 2005, na parceria com o compatriota Yves Allegro. Roger é tão soberano em Halle, que o jogador mais próximo dele na galeria de campeões, o russo Yevgeny Kafelnikov, possui três canecos e um vice-campeonato.

Em 2019, Halle reuniu 16 tenistas na etapa qualificatória, que classificou quatro atletas à chave principal, que teve a participação de outros 28 jogadores. O torneio alemão não foi especialmente positivo para os oito principais cabeças de chave da competição, pois três deles caíram na rodada inicial do campeonato. O francês Gael Monfils, o georgiano Nikoloz Basilashvili e o argentino Guido Pella, eliminado por David Goffin, futuro vice-campeão, foram as vítimas desta fase. As quartas de final brecaram mais quatro pretendentes ao título. O russo Karen Khachanov, o espanhol Roberto Bautista Agut, o ídolo local Alexander Zverev (que vem fazendo uma temporada apenas mediana) e o vencedor de 2018, Borna Coric, deram adeus ao torneio nesta etapa.

Assim, as semifinais reuniram o favorito Roger Federer, o francês Pierre-Hugues Herbert, mais conhecido por seus resultados nas duplas, o ascendente italiano Matteo Berrettini e David Goffin, que já tinha derrubado os favoritos Guido Pella e Alexander Zverev. Convém lembrar que Goffin, atual 33 do mundo, já esteve entre os dez melhores do ranking da ATP.

Enquanto isso, Federer, que passou com tranquilidade pelo australiano John Millman, seu algoz no Aberto dos Estados Unidos de 2018, na estreia, precisou suar sangue para bater o francês Jo-Wilfried Tsonga e o espanhol Roberto Bautista Agut nas fases seguintes. Ambos os jogos terminaram dois sets a um para o suíço, que foi irregular em alguns momentos e precisou jogar muito na hora decisiva das partidas para suplantar os rivais.

Com a eliminação dos principais concorrentes, Federer passeou na semifinal contra Herbert, ganhando em sets diretos e com duplo 6-3. Na final, o suíço encontrou David Goffin e sofreu apenas no set inicial, quando chegou a ter o saque muito ameaçado em determinado game, mas conjurou a ameaça e fez 7-6. No segundo set, Federer quebrou o saque de Goffin no primeiro e quinto games e fez tranquilos 6-1, garantindo a vitória e o título do torneio. Federer continuará na terceira posição do ranking mundial, que será atualizado nesta segunda (24), mas Goffin deve reingressar na galeria dos 25 melhores do planeta.

 

ATP 500 DE HALLE PARA OS BRASILEIROS

A participação brasileira em Halle foi desigual e terminou apenas no jogo final, quando Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, que tentavam o tricampeonato consecutivo, foram derrotados pela dupla formada pelo australiano Michael Venus e o tenista Raven Klaasen, da África do Sul. Melo e Kubot perderam por dois sets a um, de virada e com parciais de 6-4, 3-6, 4-10.

Com a vitória, Klaasen torna-se o maior vencedor de Halle nas duplas, dono de três troféus. Antes de 2019, abocanhou o caneco em 2015 e 2016, junto com o estadunidense Rajeev Ram. Para Melo e Kubot, mais uma decepção e nenhum título conquistado na temporada.

Marcelo Demoliner e o indiano Divij Sharan ganharam os dois jogos da fase qualificatória, mas foram batidos na rodada inicial da chave principal, pelos austríacos Jürgen Melzer e Oliver Marach, em sets diretos, apesar do equilíbrio, demonstrado pelas parciais (7-5, 7-6).

Enquanto isso, Bruno Soares, que havia conquistado o ATP 250 de Stuttgart na semana passada, junto com o australiano John Peers, quebrando um jejum de cinco meses e meio sem títulos, não competiu em Halle, preferindo atuar no ATP 500 de Londres, jogando ao lado do novo parceiro definitivo, o croata Mate Pavic, que substitui o britânico Jamie Murray, que desfez a parceria com Soares.

Na estreia da nova dupla, Soares chegou até as quartas de final em Londres, sendo eliminado por Rajeev Ram e pelo britânico Joe Salisbury em sets diretos, com duplo 6-4.

Comentários

comments

Você pode gostar...