Plantio de morango traz novidade na safra de 2013: o cultivo fora do solo

Por Raphaela Suzin

O município de Turuçu é conhecido como a Capital da Pimenta Vermelha. Mas, aos poucos, vem diversificando sua produção. O cultivo de morango cresce a cada ano. Em 2013, foram plantados 446 mil pés de morango, o que totaliza onze hectares de produção do fruto.

A grande novidade no cultivo é a plantação fora do solo. O plantio é uma parceira com a Embrapa Clima Temperado, que está adaptando a técnica, que vem do exterior, para as condições do nosso solo e clima.

“A vantagem da plantação de morango fora do solo é a sua produção fora de época. O produtor tem o fruto em uma época que ninguém mais tem. Isso valoriza sua venda”, afirma o pesquisador da Embrapa, Carlos Reisser.

O investimento é alto. Em torno de seis mil reais. Mas vale a pena. O produtor terá seu lucro dividido ao longo do ano inteiro. “A outra vantagem é a mão de obra. O produtor trabalha em pé, cansa menos, e o trabalho rende mais”, diz o produtor Marciano Belling.

A propriedade da família Belling foi uma das primeiras a experimentar a nova técnica. E estão obtendo ótimos resultados. Eles têm dois tipos de produção do fruto: o modelo tradicional e o fora de solo. Marciano, 22, diz que uma das vantagens do novo sistema é a aplicação de agrotóxicos. Desde o início da plantação, no fim de maio, eles aplicaram apenas quatro doses de agrotóxicos no plantio fora do solo. Enquanto na produção tradicional, a injeção de agrotóxicos foi feita  toda a semana desde sua plantação.

morangos

Foto: Reprodução

O controle de doenças é mais fácil na produção fora do solo. O morango é uma das espécies mais suscetíveis a pragas. E afastado da terra, ele tem uma proteção maior, devido ao substrato envolto a casca de arroz.

O que incentivou a plantação do fruto na cidade foi  a lei municipal Pró-Morango, criada em 2010. A iniciativa da prefeitura foi devido à procedência das mudas de morango, que vem da Argentina e do Chile. De acordo com o prefeito Ivan Scherdien, eles compram a muda do exterior e vendem aos produtores 20% mais barato.

A tendência é crescer a produção de morangos em Turuçu, principalmente nessa nova técnica, que está cada vez mais se adaptando a nossa região.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...