Pelotas goleia o São Borja em tarde iluminada de Giovane Gomez e abre com o pé direito às quartas de final da Copa Seu Verardi
Por Luís Artur Janes Silva
Neste domingo (27), o Pelotas voltou a campo para jogar a primeira partida das quartas de final da Copa Seu Verardi. O Lobo, que havia conquistado uma fácil classificação diante do Cruz Alta, enfrentava o São Borja. Intenso e consistente durante boa parte do jogo, o áureo-cerúleo goleou a equipe da Fronteira Oeste (4×1), que estava invicta no campeonato, e garantiu uma substancial vantagem para o encontro decisivo, que acontecerá na Terra dos Presidentes.
O JOGO
Na primeira etapa, o Pelotas teve dificuldades de movimentação diante de um adversário que se fechava com duas linhas de quatro, quando não tinha a bola. A equipe comandada por William Campos, filho do falecido técnico Beto Campos, tentou ser ousada ao utilizar o 4-3-3 quando atacava, mas pecou pela falta de qualidade técnica dos seus voluntariosos jogadores.
Encaixado, o São Borja chegou aos 6 minutos, quando o atacante Lucas recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro, mas nenhum atleta do azul, vermelho e branco da Fronteira Oeste conseguiu tocar na bola. Sem encontrar espaços, Wallacer, Juliano e Jô tiveram dificuldades de penetrar na defesa do São Borja nos minutos iniciais da partida.
Mas aos 12 minutos, o Lobo começou a apertar o adversário contra o seu próprio campo. O bom lateral Busanello, o homem do desafogo, cruzou para cabeçada do zagueiro Thiago Costa, que dividiu com o goleiro, mas viu a bola passar à linha de fundo. Três minutos depois, Busanello bate falta e acerta o travessão da meta defendida por Thyerri. Na volta, Juliano chutou e o arqueiro mandou para escanteio.
No minuto seguinte, Wallacer cruzou da direita, Thyerri tentou afastar, mas a bola bateu em Giovane Gomez, que abriu o marcador para o Lobo. Quatro minutos de bom futebol e vantagem no marcador. Sem ter o controle efetivo e total das ações do jogo, o Pelotas chegou aos 23 minutos, após escanteio batido por Wallacer, que foi concluído pela cabeçada por Matheus Santana, que passou por cima do gol. Mas o perigoso São Borja renasceu das cinzas aos 29 minutos, quando o veterano Chiquinho acertou um belo chute de fora da área, colocado e no ângulo de Mateus Claus, que nada conseguiu fazer. Estava decretada a igualdade no placar.
Mas o Pelotas não permitiu que o São Borja passasse a acreditar na vitória, pois na saída de bola, o centroavante Giovane Gomez recebeu passe e chutou a bola, que bateu na trave e entrou. O Pelotas pulava na frente do placar, mesmo com as reclamações dos atletas do São Borja, que não tiveram tempo de recompor-se após as comemorações do seu gol de empate.
Após um princípio de tumulto, no qual o meia Chiquinho quase foi expulso, o São Borja adiantou suas linhas e o esquentado Chiquinho passou a comandar as ações ofensivas de sua equipe, que não chegaram a ameaçar de forma contundente o sistema defensivo do Lobo. Na parte final do primeiro tempo, o Pelotas chegou duas vezes. Aos 43 minutos, Giovane Gomez ajeitou um cruzamento e deixou o zagueiro Thiago Costa sozinho, de frente para o gol, mas que colocou a bola por cima da meta do São Borja.
Finalmente, aos 47 minutos, Jô cruzou da direita e Giovane Gomez completou de cabeça e marcou o seu terceiro gol. O áureo-cerúleo tranquilizava-se no placar.
Na segunda etapa, o Pelotas teve o controle da partida durante a maior parte do tempo. Aproveitando-se do decréscimo físico do São Borja, o Lobo teve mais espaços e chegou de forma mais fácil à meta adversária. Aos 6 minutos, Wallacer, Juliano e Jô fizeram jogada de combinação. O último cruzou a bola, que foi afastada pela defesa, mas no rebote, Jean Malheiros chutou por cima.
O gás do São Borja durou até os 10 minutos da etapa complementar, momento no qual o time da Fronteira Oeste chegou duas vezes. Primeiro, Negretti cortou um cruzamento de Gil, no exato instante em que o centroavante Jajá se preparava para concluir. No lance seguinte, Chiquinho cobrou falta da esquerda e Lucas desviou, fazendo a bola passar perto do travessão defendido pelo goleiro Mateus Claus.
Aos 12 minutos, Wallacer e Juliano armaram jogada que acabou nos pés do lateral Jean Malheiros, que abriu para Busanello, que acertou um belo chute defendido de forma esplêndida pelo goleiro Thyerri. Mas, aos 28 minutos, o público presente viu a mais bela jogada da partida. Uma linha de passes armada pelos jogadores do Lobo, que saíram do campo de defesa e fizeram a bola chegar no meia Jean Roberto, que lançou Giovane Gomez. O centroavante entrou na área, pelo lado direito, e chutou por baixo do corpo de Thyerri, que tocou na bola, mas não evitou o quarto gol do Pelotas, o quarto de Giovane, o melhor jogador da partida.
Com a vitória definida, o Pelotas passou a administrar o jogo, esperando o apito final do árbitro. Agora, o Lobo volta a campo na próxima quinta (31), quando decidirá a vaga na semifinal. O jogo da volta contra o São Borja acontecerá no estádio Vicente Goulart e tem início previsto para 16 horas. Lembrando que o Pelotas se classifica com vitória, empate, ou até mesmo derrota por um ou dois gols de diferença.