Brasil não joga bem e apenas empata com o Cuiabá

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste sábado (26), o Xavante voltou a campo para mais um compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro pelotense enfrentou o Cuiabá no Bento Freitas, em partida válida pela 31ª rodada. Com uma atuação fraca, o Brasil ficou no empate sem gols com a equipe do estado de Mato Grosso.

Brasil e Cuiabá fizeram jogo de poucas emoções. Imagem: globoesporte.com.

O JOGO

O Brasil teve uma primeira etapa abaixo da média costumeira. O rubro-negro tentou tomar a iniciativa da partida nos primeiros cinco minutos, mas a partir dos dez minutos de jogo, o Cuiabá passou a utilizar uma marcação alta, que dificultou a saída de bola do Brasil. Lento na transição entre defesa e ataque, sem contar com participações efetivas de Juba e Cristian, homens da meia cancha que se limitaram a tentar fechar as subidas dos laterais do Cuiabá, o Brasil caiu demais. Além disso, Diogo Oliveira, a referência técnica do Xavante, acabou anulado pelo volante Marino.

O rubro-negro só não saiu derrotado na etapa inicial porque o seu sistema de contenção de meio campo teve uma atuação eficiente, protegendo a zaga xavante e evitando que o Cuiabá fosse objetivo. Embora com maior posse de bola e movimentação, o adversário do Brasil não teve chances reais de gol no primeiro tempo.

Comandado por Jean Patrick no meio e contando com a velocidade de Felipe Marques, deslocado pela esquerda, mas que utilizou o pé direito, o Cuiabá investiu nas trocas rápidas de passe, objetivando abrir espaços no sistema defensivo rubro-negro. Em suma, num jogo de baixa qualidade técnica, um Brasil sem criatividade e objetividade, nada fez contra um Cuiabá que teve posse de bola, mas foi incapaz de furar o bloqueio defensivo do Xavante.

Na segunda etapa, o Brasil voltou com duas substituições, que tiveram o mérito de colocar o rubro-negro na partida. Eduardo Person entrou no lugar de Washington e Ari Moura foi efetivado na posição do tímido Cristian. Person manteve a consistência defensiva da meia cancha e ainda contribuiu com uma chegada qualificada ao ataque. A entrada de Person permitiu o crescimento da produção de Diogo Oliveira, que no geral, não esteve no nível de outros jogos. Enquanto isso, Ari Moura deu verticalidade ao ataque do Brasil, utilizando-se de sua velocidade, levou algum trabalho à defesa do Cuiabá.

Antes disso, o time de Mato Grosso chegou no primeiro minuto da etapa final, quando o meia Alê lançou Felipe Marques na esquerda. O atacante cortou para o meio e chutou para grande defesa de Carlos Eduardo. Mas, aos 6 minutos, Diogo Oliveira acionou Ari Moura, que limpou um marcador, cortou para o meio, mas chutou a bola por cima.

Quando parecia que o Brasil passaria a propor as ações do jogo, o Cuiabá começou a responder às investidas do rubro-negro. Aos 12 minutos, Felipe Marques cruzou, Jefinho cabeceou e Carlos Eduardo tirou a bola. 

Mais contido, o Brasil chegou novamente aos 23 minutos do tempo final, quando Eduardo Person e Ari Moura fizeram jogada de combinação pela direita. No momento decisivo, o goleiro Mateus saiu de gol, fechou o ângulo e impediu a conclusão que Ari preparava. Aos 30 minutos, Moura entrou aos trancos e barrancos na área do Cuiabá, o goleiro Mateus Nogueira saiu desesperado do gol, deixando a meta desguarnecida e aberta para o chute de Diogo Oliveira, que foi aliviado pela zaga matogrossense. O Brasil perdia a sua chance maior de abrir o placar.

No final do jogo, o Brasil diminuiu a sua intensidade e permitiu que o Cuiabá voltasse a ameaçar. O auge desta ameaça aconteceu aos 41 minutos da etapa derradeira, quando o zagueiro Ednei chutou cruzado, obrigando o goleiro Carlos Eduardo a mandar a bola para escanteio.

Com este empate, o Brasil não conseguiu triunfar nos dois jogos que fez de forma consecutiva no Bento Freitas. Com os dois pontos somados nestas partidas, o rubro-negro chegou a 39 e continua na 12ª posição na tabela de classificação da Série B, sete pontos acima do Figueirense, que abre a Zona de Rebaixamento. O Xavante volta a campo na próxima terça (29), às 19h15, quando enfrentará o Vila Nova, na cidade de Goiânia.

Comentários

comments

Você pode gostar...