Pelotas conta com Centro de Atendimento a Autistas

Por Juliana Moura

Inaugurou em Pelotas no Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, 2 de abril, o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, vinculado à Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

 

Foto: divulgação (http://diariodamanhapelotas.com.br/site/pelotas-tera-centro-de-atendimento-a-autistas/)

Foto: divulgação (http://diariodamanhapelotas.com.br/site/pelotas-tera-centro-de-atendimento-a-autistas/)

O objetivo é oferecer mais qualidade de vida aos portadores do Transtorno do Espectro Autista, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades através de tratamentos adequados.

O tratamento é recomendado pela equipe e envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e comunicação.

A equipe do Centro é formada por: diretor, vice-diretor, especialistas em atendimento educacional especializado e em tecnologias assistivas, psicopedagogas, educador físico, arteterapeuta, psicólogo, orientador educacional e terapeuta ocupacional.

O Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura fica na Rua Gonçalves Chaves, 3.416. O telefone de contato do Centro é 3222.4711. Funciona de segunda a sexta-feira e tem capacidade para atender até 130 pessoas.

Autismo

O autismo afeta a comunicação e a interação social, além de causar comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse.

As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Portanto, há quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões de comportamento repetitivos e déficit grave na interação social e, também, quadros sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e estranha e sem movimentos repetitivos tão evidentes – a chamada Síndrome de Asperger.

Essas características são identificadas antes dos três anos de idade e atingem 0,6% da população. É quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Mais informações sobre o autismo:

Associação de Amigos do Autista

Associação Brasileira de Autismo

Canal da Psiquiatria

Comentários

comments

Você pode gostar...