Partiu mochilão pelo Rio Grande

Por Roberta Pereira e Luara Knapp

Você gosta de viajar? Separamos para você alguns pontos turísticos nos quais não podes deixar de conhecer dentro do Rio Grande do Sul. Começando pela agitada capital Porto Alegre, passando por Pelotas, em direção ao leste chegamos ao litoral gaúcho, subimos a serra e terminamos nossa viagem saboreando um delicioso vinho na Rota dos Vinhedos. E aí, topas embarcar?

PORTO ALEGRE
A cidade oferece uma variedade de atrações para os visitantes, desde suas belezas naturais, passando por seus pontos históricos e seus centros de alta tecnologia, chegando à sua vida cultural e sua vida noturna.
Atualmente a prefeitura conta com a Linha Turismo, um itinerário percorrido em ônibus aberto que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. A Linha oferece duas opções, Centro Histórico e Zona Sul.

 Mercado Público
Faz parte das tradições da cidade, cultural e arquitetônica. O mercado conta com mais de 100 lojas, dois de seus atrativos são seu centenário restaurante Gambrinus e um dos mais tradicionais bares da cidade, o Bar Naval, com 101 anos.
Jardim Botânico de Porto Alegre
Remoto do século XIX,  um dos cinco mais completos do país, conta também um Museu de Ciências Naturais, formando um complexo de preservação, pesquisa, educação, lazer e recreação com um acervo natural de mais de 100 espécies de plantas.
PELOTAS
Conhecida por sua bela historia e arquitetura, herança portuguesa dada devido ao esplendor econômico do século XIX, fruto da grande produção de charque. A cidade conta com belos cenários do quais já serviram de inspiração para filmes e livros.

Charqueadas: foram grandes propriedades rurais de caráter industrial, que viveram os Barões da Carne Salgada.

Charqueada São João
Essa foi uma das maiores charqueadas da região, construída entre 1807 a 1810, por Antônio Gonçalves Chaves. Voltada as marges do Arroio Pelotas, o local oferece visitação guiada para mostrar como era a rotina e os hábitos dos que viviam lá e explica a história e o processo do charque na região.
Os visitantes podem desfrutar de um passeio de barco pelas águas do Arroio Pelotas, no qual podem ver outras fazendas da industria charqueeira.

Outras Charqueadas de renome na cidade: 

*Charqueada Boaventura Rodrigues Barcelos
*Barão de Jarau
*Charqueada Boa Vista
*Charqueada de Butuí
*Charqueada Bernado Barcelos
*Charqueada da Família Maciel

Museu da Baronesa
O museu foi inaugurado em 25 de abril de 1982, possuindo em seu acervo peças das coleções da família Antunes Maciel, Estas peças representam um pouco dos costumes, da maneira de viver, das famílias abastadas do século XIX. No parque, que hoje possui área de sete hectares há um sobrado no estilo bangalô americano construído em 1935; uma casa de banho onde as mulheres da família se refrescavam durante o verão; uma gruta com pedras de quartzo incrustadas, um pequeno castelo; um jardim francês; um chafariz e extensa área verde.

LITORAL

Praia do Cassino
Fundada em 1890 é o balneário marítmo mais antigo do Brasil, situada no município de Rio Grande, RS. Segundo o Guiness Book (Livro dos Recordes) é maior praia em extensão do mundo – tendo assim mais de 254 km de comprimento, estendendo-se  desde a cidade do Rio Grande até o Chuí.
No Molhe Oeste é possível pegar uma vagoneta, movida à vela, que desliza lentamente pelos trilhos oceano adentro até chegar na torre do farol. A viagem leva cerca de 20 minutos e percorre uma extensão
de quatro quilômetros, no trajeto pode-se ainda ter a sorte de ver golfinhos e mergulhões.

Praia de Atlântida, no litoral norte do Estado. Foto: (http://bit.ly/1v8bwqy)

Praia de Atlântida, no litoral norte do Estado. Foto: (http://bit.ly/1v8bwqy)

Torres

A paisagem do local destaca-se por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente à única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.

Algumas praias de Torres que merecem ser visitadas: Praia da cal, Praia da guarita, Praia da Itapeva, Praia grande e Praia torres.
Serra Gaúcha
Apresenta uma diversidade de características socioculturais, como acentuada influência alemã e também italiana, grande produção de uvas e vinho e conhecida por ser muito procura por turistas no inverno, quem vem à procura do clima frio. A região possui belas paisagens, formadas por cânions, cascatas e mata de araucária.

Gramado
 Além de ser muito conhecida pelo festival de cinema e pelo festival de natal, a cidade também conta com outras atrações para os visitantes tais como: Museu de Cera Dreamland, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier entre muitos outros.

Canela
 Localizada ao lado da cidade de Gramado, também atrai um grande número de turistas. Caracterizada por diversas belezas naturais e culturais. Alguns dos destinos mais procurados na cidade são: Mirante Laje de Pedra, Parque do Palácio, Catedral de pedra, Alpen Park, Parque da Ferradura, Mirante do Farol, Parque do Caracol e Mundo a Vapor, entre outros.
 
Vale dos Vinhedos
Que tal provar o sabor da Itália em terras gaúchas? No vale dos vinhedos você encontra os únicos vinhos do país a apresentar o selo de indicação de procedência. O Vale situa- se no triângulo formado pelas cidades de Bento Gonçalves (nordeste), Monte Belo do Sul (noroeste) e Garibaldi (sul).
O Vale apresenta enorme herança cultural deixada pelos imigrantes Italianos, que se pode perceber na cultura, nas construções e até mesmo das pessoas que habitam esta região.

Comentários

comments

Você pode gostar...