Palestra discute gênero, feminismo e o papel da mídia
Evento é promovido pelo grupo de pesquisa Mídia e Representação Feminina da UFPel
Por Mariana Hallal
Discutir gênero, feminismo e o papel da mídia, serão assuntos tratados numa palestra, realizada no próximo dia 9 de agosto. O evento, promovido pelo grupo de pesquisa Mídia e Representação Feminina, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, ocorrerá no auditório da Reitoria, no Campus Anglo, às 19h.
As inscrições, gratuitas, abertas a toda comunidade acadêmica e comunidade, poderão ser feitas no site bit.ly/generoefeminismo. A noite será comandada pelos palestrantes Flávia Chagas, Júnior Krüger e Alice Portiolli. Flávia é professora adjunta do departamento e do curso de pós-graduação em Filosofia da UFPel, Júnior é mestre em Filosofia pela mesma universidade e Alice é vice Miss Diversidade RS/2015 e graduanda em Letras – Português/Francês pela UFPel. Todos os participantes receberão atestados.
O grupo de pesquisa, com cadastro no Diretório de Pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com apoio da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) é coordenado pela professora Marislei Ribeiro, doutora em comunicação pela PUC-RS. Conta, também, com a participação de alunas e bolsistas do curso de Jornalismo da UFPel. Dedica-se a estudar a representação da mulher nos veículos midiáticos do Brasil e de Portugal e a desvelar a questão simbólica da construção da violência contra a mulher. Também, busca discussões e pesquisas acerca da construção histórica e cultural do gênero feminino, com suas representações e estereótipos, a partir da constituição de identidades, intermediada pela cultura midiática da contemporaneidade.