Batucada – substantivo feminino

Por André Pereira

 

Em um palco repleto de homens, uma figura no fundo se destaca. As batidas empolgam o público que dança pelo salão. Enquanto alguns – com um olhar um pouco mais apurado – começam a se cutucar e perceber que a responsável pela batucada é uma mulher. O estranhamento inicial dá lugar a admiração. A mulher é Dryka Espinosa, percursionista, 25 anos e dona de um talento ímpar.

O primeiro contato com a música veio cedo, aos dois anos de idade Dryka já ensaiava as primeiras batidas na cubana. Já mais velha, com sete anos, acompanhava o pai na banda carnavalesca Ki-bandaço tocando o repenique.

De lá pra cá, Dryka se tornou figura carimbada na noite pelotense. Como instrumentista já acompanhou diversos artistas consagrados da cidade, como Toni Konrath, grupo renascença, Matheus Almeida, entre outros. Chama atenção pela musicalidade e o ritmo – que não deixa cair – e apesar de estar em uma profissão com um predominância de homens, de acordo com ela, nunca sofreu preconceito: “sempre me trataram com muito respeito. O público também, depois das apresentações sempre elogiam bastante, inclusive pelo fato de ser mulher e tocar percussão. O público me acolhe muito bem.”

As principais influências no mundo da música são: Priscila Link e Sivuca.” são percussionistas incríveis com técnicas e presença de palco admirável.” Comenta Dryka.

A musicista, assim como a maioria dos músicos no país ainda batalha para viver da arte, dividindo o tempo com o trabalho no hospital São Francisco de Paula durante à tarde e os shows à noite. Porém ela não deixa de sonhar com vôos cada vez mais altos: “Tenho sonhos sim, vários. O principal deles é ser reconhecida como uma boa percussionista no mundo inteiro.. Também tenho o grande sonho em dividir o mesmo palco que a Ivete Sangalo, acho que pra todo percussionista, isso seria o ápice. Idolatro ela e os percussionistas dela.”

Enquanto os sonhos de Dryka não se realizam ela segue em Pelotas, tocando e surpreendendo quem não está acostumado com o seu talento.

Ficou curioso?! No facebook ela posta periodicamente alguns vídeos tocando.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...