País pequeno, futebol gigante

Seleção da Islândia. Foto: Xinhua/Guo Yong

Por Victor Langmantel

A Seleção Islandesa se classificou para disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo no ano de 2017. Após vencer Kosovo, os islandeses carimbaram o passaporte para Rússia 2018. O país, com cerca de 335 mil habitantes, pouco menos do que a cidade de Pelotas, porém, não pretende ir à passeio. O desejo é de fazer bonito no Mundial.

Após a classificação, de acordo com dados do jornal Sport, um em cada cinco islandeses tem vontade de ir à Rússia apoiar a Seleção. Isso equivale a 20% da população total do país. Dados impressionantes, se comparados com outros países que disputarão a Copa do Mundo.

Um fato curioso em relação aos islandeses é que seu técnico, Heimir Hallgrimsson, antes de assumir o comando do time, era dentista. Muitas vezes questionado do porquê de largar sua profissão, a resposta do técnico de 51 anos é clara: “sonho da vida”. Hallgrimsson almeja ir longe na Copa do Mundo da Rússia. “Esse time da Islândia tem que ter uma identidade. Não queremos fazer as mesmas coisas que todos fazem”, afirmou. Além do técnico dentista, a Islândia ainda possui uma “estrela” do cinema Islandês. O goleiro Halldórsson já fez algumas aparições na telonas. Entretanto, o que o fez ganhar notoriedade mundial foi parar Cristiano Ronaldo na Euro de 2016.

A Seleção da Islândia possui um grande potencial para surpreender nessa Copa do Mundo. Contando com grandes jogadores como Gylfi Sigurðsson e Alfreð Finnbogason, que atuam nas grandes ligas europeias, os islandeses buscarão mais do que apenas fazer uma boa campanha na fase de grupos. Com uma torcida animada e apaixonada, a Seleção “Viking” chega preparada para dominar a Copa do Mundo.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...